Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E ESTUDOS

Fapespa seleciona bolsistas para as áreas de sociologia, jornalismo, geografia e economia

Até 6 de julho, podem participar especialistas em ciências sociais (sociologia) e comunicação social (jornalismo), e também mestres em outras áreas

Por Gustavo Pêna (SEOP)
23/06/2023 13h08

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lançou uma Chamada Pública para a seleção de candidatos a bolsas de pesquisas para o Projeto Cabano Socioeconômico 2.0. Podem participar especialistas em ciências sociais (sociologia) e comunicação social (jornalismo), além de mestres nas áreas de geografia e economia. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de julho, neste link.

Cada uma das quatro bolsas de pesquisa para o Projeto Cabano Socioeconômico 2.0 têm duração prevista de quatro meses e poderão ser renovadas. O processo seletivo inclui a inscrição, avaliação de currículo, comprovação de experiência, aptidão e entrevista. Outras informações, como valores, requisitos e cronograma podem ser encontradas neste link.

“A oferta de bolsas para a equipe do Projeto Cabano visa dar suporte para a realização das pesquisas e dos estudos promovidos pela Diepsac, uma vez que a Fapespa é a única Fap do Brasil que atua nessas áreas, para além da missão de fomentar. Nesse sentido, a gestão do governador Helder Barbalho faz jus ao seu compromisso com a Pesquisa e o Desenvolvimento (P&D) e com a Ciência, a Tecnologia e a Inovação (CTI)”, avalia o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análises Conjunturais (Diepsac), Márcio Ponte.

Projeto Cabano – a iniciativa da Fapespa tem o objetivo de realizar estudos e pesquisas sobre a estrutura da saúde, segurança e educação, como também do quadro econômico do Pará no que se refere à indústria, agropecuária, emprego/renda e turismo, subsidiando dados importantes para a tomada de decisões do Estado e dos órgãos privados.

"O projeto Cabano é uma iniciativa essencial para que a Fundação cumpra sua missão de produzir e divulgar estudos para ajudar o governo e os poderes constituídos na melhor tomada de decisões para a promoção de políticas públicas, não obstante o suporte para a iniciativa privada investir no Pará e o empoderamento da sociedade civil, já que toda essa produção é pública e está disponível no site da Fapespa", completa Márcio Ponte.