Regional do Tapajós adapta enfermaria para maior conforto de pacientes gêmeos
Coordenação assistencial preparou um ambiente com redes e televisão com desenhos infantis para contribuir com o bem-estar dos bebês
Desde maio deste ano, que os gêmeos de 11 meses, Samuel e Davi Coutinho Amorim, estão em tratamento no Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, no sudoeste paraense. Eles fazem acompanhamento na clínica cirúrgica, de quatro em quatro meses, enquanto aguardam o procedimento para o tratamento de pé torto congênito.
Em conversa com a mãe dos gêmeos, Gerlene Sousa Coutinho, foi relatado que os meninos estavam sem dormir, pois, na residência deles, são acostumados a descansar na rede.
Pensando no bem-estar e na melhora clínica dos pacientes, a coordenação assistencial preparou um ambiente para que os gêmeos se sintam confortáveis, transformando a unidade hospitalar em um local menos traumático.
“Colocamos dois suportes com rede na enfermaria e na TV instalamos desenhos infantis. Com isso, oferecemos não somente os cuidados de enfermagem, mais sim, um olhar holístico, bem como humanizado, que é o nosso foco enquanto profissionais atuantes no HRT”, explica Matheus Coutinho, diretor-geral do hospital.
Alice Silva, enfermeira supervisora da clínica cirúrgica, ressalta que nenhum paciente é igual ao outro, por isso, os colaboradores precisam entender cada e adaptar o que for preciso para que a internação seja a mais amena possível. “São pessoas com diversas condições sociais, estilos e costumes. Nesse caso específico, crianças confortáveis, mãe mais tranquila”, reflete.
Segundo Gerlene, a melhora já começa a aparecer. “O comportamento deles já é outro. Ficou bom, agradeço”, diz.
*Serviço:* O Hospital Regional do Tapajós integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, sendo gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Atende a casos de média e alta complexidade, ofertando serviços 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto da Ascom HRT