Semu lança campanha contra assédio e importunação sexual em Salinas durante o mês de julho
Empreendimentos se unem no enfrentamento à violência de gênero. Estabelecimentos de Salinas deverão aderir à iniciativa e adotar medidas de proteção às mulheres.
Na última quinta-feira (22), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), apresentou sua campanha de verão com o tema "Verão, férias e informação no combate à violência e importunação sexual", direcionados a bares, quiosques, restaurantes, resorts, hotéis e qualquer estabelecimento, capacitando agentes multiplicadores e identificadores de casos de violência para que sejam capazes de identificar mulheres em situação de risco.
Com a participação de mais de 50 pessoas, o evento ocorreu no Hotel Solar, em Salinas, e contou com a presença de vereadoras de Salinas e representantes de órgãos como DPS e Ouvidoria da SEGUP, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Bombeiros, Polícia Civil e Militar, DETRAN e organizações da sociedade civil. Essa iniciativa destaca o trabalho da Semu e sua capacidade de agregar parceiros para combater à violência e importunação sexual.
A titular da Secretaria, Paula Gomes, explica que a campanha, que se inicia em Salinas, tem como objetivo reprimir os crimes sexuais contra mulheres, especialmente durante a alta temporada, quando o município recebe um grande número de turistas.
“A reunião foi muito positiva, contando com a participação da rede local, juiz da comarca, promotoria, defensoria, delegado local, bombeiros e a equipe da Segup, que faz parte do comando integrado na Praia do Atalaia. Os depoimentos recebidos dos delegados em relação à importunação sexual e casos registrados na delegacia serviram para sensibilizar as pessoas presentes, incentivando-as a participar e apoiar esse projeto. A mudança é importante e ocorre quando o governo, o poder judiciário e, principalmente, a sociedade civil estão alinhados e engajados no combate à violência e a qualquer tipo de crime contra a mulher”, conclui.
Os estabelecimentos que participarem da capacitação, que ocorrerá nos dias 27 e 28 no Hotel Solar, receberão um reconhecimento de iniciativa social. Essa proposta baseia-se na lei estadual nº 9.238/2021, que exige que bares, casas noturnas e restaurantes adotem medidas para auxiliar mulheres em situação de risco dentro desses locais, ao oferecer acompanhamento até o carro, outro meio de transporte ou a comunicação com a polícia. A lei também estipula que cartazes informando sobre a disponibilidade desse auxílio sejam fixados nos banheiros femininos ou em qualquer ambiente do estabelecimento, além de exigir que os funcionários sejam capacitados por meio de treinamentos para agirem de acordo com a lei.