Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
“DE OLHO NO ENEM”

Simulado é aplicado na escola Deodoro de Mendonça

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/04/2018 00h00

Com o propósito de elevar o índice de aprovação no ensino médio e no vestibular, os alunos da Escola Estadual Deodoro de Mendonça participaram do projeto “De olho no Enem”, uma ação do Projeto Jovens de Futuro (PJF). A primeira oficina, realizada nesta quarta-feira (18), contemplou o eixo de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O projeto ocorre bimestralmente, até o final do ano, e vai atender 285 alunos do 3º ano do ensino médio e do técnico que estudam na escola.

Idealizado pelos professores do ensino médio, o projeto realiza simulados que são somados às avaliações regulares. No primeiro momento, os alunos fazem o simulado referente à área de conhecimento seguindo o formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, no segundo momento, ocorre a correção comentada da prova no auditório da escola.

De acordo com o professor Francisco Rodrigues, o projeto foi idealizado em 2016, quando os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apontaram que o número de aprovação do terceiro ano do ensino médio do Deodoro de Mendonça era de apenas 37%. “Em 2017, alcançamos 50% de aprovações no ensino médio. Ainda não é o ideal, mas estamos buscando didáticas e ações para possibilitar que este aluno conclua o terceiro ano e tenha uma boa preparação para o Enem”, conta.

“O projeto é muito positivo para nós alunos, pois neles encontramos uma forma de estudar e ‘treinar’ para o Enem. Assim, vamos concluir os estudos e também teremos uma base melhor para o vestibular”, avalia o aluno Matheus Quaresma, 19 anos, que vai prestar vestibular para Educação Física e Nutrição, no final do ano.

O “De olho no Enem” vai trabalhar com as quatro áreas de conhecimento do exame: Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física, Biologia, Energia e Preservação Ambiental); Linguagens e Códigos (Português, Literatura, Artes, Educação Física e Línguas - Inglês e Espanhol) e Matemática. A oficina incluirá ainda a redação.