Investimentos em Habitação e linha de crédito marcam os 362 anos de Santarém
Governo do Pará assegura moradias dignas para mais de 480 famílias da 'Pérola do Tapajós', como é chamada carinhosamente a cidade
Com um pacote de ações sociais e econômicas, o governo estadual investiu mais de 3,3 milhões de reais em Santarém, oeste paraense. O recurso foi disponibilizado por meio do programa habitacional 'Sua Casa' e pelo programa de fomento à economia CredCidadão. Os benefícios foram entregues, nesta quinta-feira (22), durante a comemoração de aniversário da cidade. A solenidade contou ainda com a assinatura da ordem de serviço para início das obras de construção da Usina da Paz no município.
“No dia do aniversário de Santarém estamos trazendo programas habitacionais, crédito e cadastros ambientais para a fantástica Santarém”, comemorou o chefe do executivo paraense, Helder Barbalho.
O programa Sua Casa beneficiou diretamente 339 famílias da cidade com apoio para aquisição de material de construção e para auxiliar no pagamento dos profissionais contratados para execução do serviço. Sobre a entrega do Sua Casa, o presidente da Cohab, Luís André Guedes, destacou o quanto a política pública habitacional é importante para melhorar as condições de moradia de quem mais precisa de apoio. “Hoje, 339 famílias estão recebendo a oportunidade de construir e reconstruir as casas. O investimento é superior a 2 milhões e 870 mil reais para inclusão social de famílias que têm idosos, deficientes, autistas e estão em vulnerabilidade social. O recurso ainda gera renda na cidade”.
A dona de casa Maria Lúcia mora no bairro Livramento e agradeceu a entrega dos cheques que vão mudar a vida da família toda. “Eu estou feliz porque vou realizar um sonho de ter uma boa casa. Hoje, metade da minha casa é de alvenaria e a outra é de madeira. Daqui 6 meses quero ela toda de alvenaria”.
O valor concedido pelo programa é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que a iniciativa foi lançada em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil. O programa Sua Casa já beneficiou mais de 187 mil pessoas de todo o Pará. No total, até o dia 25 de maio de 2023, a política pública habitacional ajudou a construir, reconstruir e ampliar mais de 37 mil residências.
O investimento total, em linhas de crédito, para a população foi de 450 mil reais. O recurso para aquecer e fomentar a economia criativa e informal foi disponibilizado por meio do CredCidadão. “Festejando o aniversário da cidade, trazemos 150 cartas de crédito para participar das atividades. Artesanato, turismo, agricultura familiar entre outros. Essa é a maior entrega do CredCidadão no município”, comentou Braselino Assunção, diretor-presidente da instituição.
Seu Samuel Fernandes vai investir o recurso recebido na plantação de pimenta: “Com o investimento vamos comprar mudas, adubo e plantar mais pimentas. Eu fiquei muito feliz, é bom demais”, festejou.