Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Fundação Santa Casa do Pará inicia processo de acreditação internacional

Instituição é o primeiro hospital público do Brasil a fazer parte do Programa Internacional de Certificação Qmentum International

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
22/06/2023 12h19

Com o objetivo de ampliar a qualidade da assistência e a segurança do paciente, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), que já é um hospital acreditado nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), é o primeiro hospital público do Brasil a fazer parte do Programa Internacional de Certificação Qmentum International. 

A certificação é um dos maiores programas mundiais de excelência e acreditação em saúde, desenvolvido a partir da experiência de mais de 60 anos do Programa Canadense de Acreditação e Segurança do Paciente – Accreditation Canada International.

Segundo Camila Monteiro, assessora de Gestão da Qualidade e Segurança da Santa Casa, “com mais esse passo, além de proporcionar à população padrões de qualidade através de requisitos internacionalmente estabelecidos para as melhores práticas de assistência, a Santa Casa do Pará, que já é referência na região amazônica, pretende atingir um nível de excelência no cuidado dentro do cenário brasileiro e mundial”.

O objetivo da contratação de Instituição Acreditadora Credenciada (IAC), é a realização do processo de acreditação hospitalar, conforme Programa de Acreditação e Metodologia Internacional de Excelência. 

Presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona diz que a Instituição está em constante processo de evolução, “sempre buscando as melhores práticas de segurança e qualidade no atendimento dos nossos usuários, no sentido de atender a população naquilo que há de melhor na medicina e na saúde do Brasil e do mundo”. 

“Após alcançarmos o nível de excelência do ONA 3, decidimos, em conjunto com a nossa equipe de trabalho, encaminhar para a acreditação internacional, buscando os parâmetros mundialmente reconhecidos de segurança e qualidade no atendimento dos nossos usuários. Ao final dessa trajetória, ao implantar a metodologia aplicada em vários países do mundo, a Santa Casa além de ter o reconhecimento nacional daquilo que já é feito em nível de excelência passará a ter uma certificação internacional”, esclarece Bruno. 

“Certamente é o primeiro hospital de atendimento 100% SUS, da região Norte a buscar essa certificação e se for concretizada será o primeiro hospital da região norte, vinculado ao governo do Estado, a atingir um padrão de qualidade e segurança no atendimento aos nossos usuários”, enfatiza o gestor.    

Reconhecimento -  A Santa Casa do Pará passou do nível 2 ‘Acreditado Pleno’ para o nível 3 ‘Acreditado com Excelência’, em 2022. Para chegar a esse nível a promoção da qualidade e segurança da assistência à saúde no hospital passou por uma criteriosa avaliação realizada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) e foi comprovado que a Instituição atende os padrões definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecidos internacionalmente.

Conforme a ONA, para alcançar este nível de acreditação é necessário cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança. Cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada. E cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. O certificado é válido por três anos.

No final do ano passado a Santa Casa do Pará foi reconhecida pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibros) como um dos 15 melhores hospitais públicos brasileiros. A Fundação Santa Casa concorreu, inicialmente, em um universo de 6.600 hospitais brasileiros, e se destacou entre um grupo seleto de unidades no país. 

Entre os critérios avaliados pelo Ibros, destaque para a infraestrutura, controle de patologias e infecções, internação, higienização, entre outros aspectos relacionados à saúde e cuidado com o paciente. 

Texto da Ascom Fundação Santa Casa