Hospital de Clínicas Gaspar Vianna entra na rota de transplante do Pará e realiza primeira captação de tecidos
Tecido captado por equipe especializada foi a córnea. Parceria entre Comissão do Hospital, Central Estadual de Transplante do Pará e Banco de Olhos do Ophir Loyola garantiu ação inédita.
A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, registrou a sua primeira captação de córneas nesta semana, entrando, assim, no rol de instituições de saúde aptas a realizar transplantes no Pará. A conquista é o resultado do trabalho da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Instituição em conjunto com a Central Estadual de Transplante do Pará (CET-PA) e Banco de Olhos do Ophir Loyola.
“Tudo iniciou com o acionamento da CIHDOTT pela equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A comissão inicia a avaliação para um possível potencial doador. Com a avaliação positiva, inicia-se o protocolo com entrevistas estruturadas, esclarecimentos detalhados.”, esclareceu Marcelo Rodrigues, enfermeiro integrante da CIHDOTT.
Ainda de acordo com o profissional, “foi um grande marco para a Fundação, principalmente por ser a primeira captação. A felicidade entre o corpo clínico e membros da comissão é grande, pois o slogan 'Doe órgãos, doe vida' foi concretizado. As famílias, tanto do doador como do receptor, saem com o sentimento de empatia e gratidão”.
Comissão - A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HC foi instituída há um mês e tem como objetivo exercer atividades de identificação e divulgação da política de transplante de órgãos e tecidos.
“Trabalhamos na conscientização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos, mantendo interação permanente com as áreas potenciais de doação da instituição, com equipes de transplante, manutenção e captação de possíveis doadores de órgãos e tecidos”, explicou a enfermeira Susanny Macedo, que atua como coordenadora na CIHDOTT.
Serviço - O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, unidade de saúde do Governo do Pará, é referência nas especialidades médicas cardiologia, psiquiatria e nefrologia. A unidade está localizada na Travessa Alferes Costa, nº 2000, bairro da Pedreira, em Belém.