Regional do Marajó orienta pais e responsáveis sobre primeiros socorros em recém nascidos
Pais e responsáveis de bebês recém-nascidos no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, Arquipélago marajoara, recebem orientações e treinamentos sobre primeiros socorros em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção de morte súbita de bebês.
Em parceria com o Corpo de Bombeiros do município de Breves, foi realizado, na tarde desta terça-feira (20), um treinamento para os pais de bebês das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTI/NEO) e Pediátrica (UTI/PED). A ação também foi aberta para todos os colaboradores da unidade hospitalar, visando disseminar, cada vez mais, estas informações.
Segundo a sargento do Corpo de Bombeiros, Marreiros, um dos pilares para agir em casos de primeiros socorros é a prevenção através de palestras e treinamentos. "Hoje estamos capacitando os colaboradores e o público assistido pelo HRPM que é de suma importância, haja vista que a prevenção começa pelo conhecimento na teoria e prática, levando às mães à prática de manobra de desobstrução e reanimação que são essenciais para o suporte de vida", contou.
O HRPM também passará informar sobre a existência e a disponibilidade da ação educativa, por meio de cartazes que serão expostos pelo hospital que darão visibilidade aos pais ou responsáveis ao darem entrada na unidade ou mesmo durante o pré-natal.
"A partir desse treinamento, as nossas acompanhantes, usuárias ou responsáveis de bebês que são assistidos no HRPM, estão orientados como proceder em situações de necessidade de primeiros socorros, seja em caso de engasgo, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção da morte súbita de bebês, como determina a lei estadual 9.877, de 20 de março de 2023. Os treinamentos também passarão a ser realizados pelos profissionais da unidade hospitalar, antes da alta do bebês recém-nascidos", disse a gerente Assistencial do HRPM, Rafaela Valente.
A dona de casa Luciene Pereira Barbosa, de 33 anos, residente no Rio Pacajá, Distrito do município de Portel-PA, cerca de 2h via embarcação até Breves, deu entrada no HRPM no dia 12 deste mês, para ganhar bebê. Mãe de sete filhos, ela foi uma das participantes da ação educativa e ressaltou a importância em participar da palestra. "Eu achei muito bom os aprendizados, até mesmo quando nossos filhos estiverem em perigo, a gente vai socorrer da forma correta", disse a usuária que aguarda receber alta Clínica.
Dados: De Janeiro a maio deste ano, a equipe do HRPM registrou 27 admissões na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal UTI/NEO, 40 admissões UTI/PED, 874 atendimentos no Espaço da Gestante e 190 partos.
O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidades para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.
SERVIÇO - O HRPM fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro. Mais informações: (91) 3783.2140 / 3783 / 2127.