Secretaria de Administração Penitenciária participa do Fórum Brasileiro de Segurança
Evento, em Belém, é correalizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup)
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) participa do 17º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, desta terça-feira (20) até quinta-feira (22). A Seap atende convite da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), correalizadora do evento.
"Viemos para demonstrar o que o governo do Estado está fazendo em prol da segurança pública, que atua não só de forma preventiva e ostensiva, mas também através de políticas públicas que possam criar um ambiente nos territórios, dar oportunidade para quem mora nesses lugares e também possibilitar a transformação de pessoas que estão em cumprimento de pena privativa de liberdade para que possam retornar a sociedade de maneira mais satisfatória", afirma Gerson Santos, servidor da Seap.
O evento, realizado pela primeira vez na região Norte, reuniu diversos profissionais da segurança pública, gestores federais, estaduais e municipais, pesquisadores acadêmicos e representantes da sociedade civil.
Segundo o diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, a realização do evento na Amazônia, resgata compromissos estabelecidos anteriormente.
“Estamos construindo um novo modelo de coordenação e articulação da segurança, agora mais do que nunca pensado como direito social e fundamental. É em torno da pluralidade de segmentos, temas e questões que o 17º encontro começa, para nós. Esse encontro é muito especial porque ele é o primeiro em que nós temos as 27 unidades da federação representadas. Hoje a gente está abrindo um evento verdadeiramente nacional, plural e pautado no respeito e no diálogo”,diz o diretor.
Durante os dias 21 e 22, o fórum segue a programação no Hangar, centro de convenções. A Seap também terá um espaço destinado para a comercialização dos produtos da Coostafe, ao lado de outros expositores paraenses.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma organização não-governamental, apartidária, e sem fins lucrativos, que se dedica a construir um ambiente de referência e cooperação técnica na área da segurança pública e através de vários colaboradores contribui para dar transparência às informações sobre violência e políticas de segurança e encontrar soluções.
Nos dias 29 e 30, a programação prosseguirá com atividades de Grupos de Trabalho exclusivos para apresentações virtuais de trabalhos de pesquisa de profissionais da Segurança Pública. A Seap estará representada através do artigo "Sistema Penal Paraense – Origem, trajetória e desafios", de autoria do consultor jurídico da secretaria, Dr. André Silva de Oliveira, tendo como coautores João Cláudio Tupinambá Arroyo e Neyla Arroyo Lara Mourão.
Texto de Yasmin Cavalcante / Ascom Seap