Codec destaca ações para atração de investimentos ao Pará em fórum
Companhia destacou o trabalho para a atração de investimentos produtivos, com foco nas cadeias produtivas consideradas prioritárias para o Estado
A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) foi a representante do Governo do Estado no “II Fórum Unama de Comex”, evento promovido pela coordenação do curso de Relações Internacionais da Universidade da Amazônia.
A Companhia foi participante do painel "Comércio exterior em foco: a promoção da Amazônia no cenário internacional", oportunidade em que destacou o trabalho desenvolvido pela gestão estadual para a atração de investimentos produtivos, com foco nas cadeias produtivas consideradas prioritárias para o Estado.
“Desenvolvemos esse trabalho de atração de investimentos realizando atendimentos a empresas, prospectando investimentos e fortalecendo a imagem do Estado do Pará para negócios. Ficamos felizes que esse trabalho tenha espaço para ser compartilhado com a academia em um evento como esse”, destacou Eduardo Rodrigues, gerente de Comércio Exterior da Codec.
Propósito - Na oportunidade, Eduardo Rodrigues enfatizou a missão da Codec de estimular a atração, consolidação e ampliação de investimentos produtivos para o desenvolvimento sustentável do Pará, além do seu objetivo estratégico, que é ser a porta de entrada e de relacionamento do setor produtivo e do investidor no Estado.
“Temos muitas oportunidades de negócios que têm muito espaço no comércio internacional, como o agronegócio sustentável, com destaque para a produção de alimentos, manejo florestal sustentável, turismo ecológico, biotecnologia, energias renováveis, entre outros”, explicou o gerente.
Rodrigues enfatizou, ainda, para os alunos e professores do curso de RI que o principal desafio da Companhia é convergir diferentes interesses para um mesmo objetivo, entre Governo, investidores e a sociedade.
Case de sucesso - A empresária Joziane Alves, sócia da empresa 100% Amazônia, que atua na comercialização e exportação de mais de 50 produtos florestais não madeireiros renováveis, explicou que a parceria com a Codec foi fundamental para que a empresa pudesse se expandir, instalando uma fábrica própria em Abaetetuba. “Contamos com o fundamental apoio Codec para acesso ao Crédito do Produtor, via Sedeme, o que permitiu a implantação da nossa fábrica em Abaetetuba, demonstrando a relevância do nosso projeto para o Estado do Pará e para a Amazônia”, disse.
Mário Tito Almeida, coordenador do curso de Relações Internacionais da Unama, agradeceu pela participação do Governo do Estado no evento, por meio da Codec, e destacou a relevância da conexão do mercado com a academia.
“Quando falamos de Comex, falamos de abrir mercado para inúmeras demandas, por isso que, mais do que nunca, o curso de RI é necessário, seja para entender as demandas que vêm de todos os lados, entre eles a política e a economia. Sabemos que a Amazônia desponta como grande case de sucesso para aproveitar as oportunidades que se abrem e esse é um dos sentidos desse evento, portanto agradecemos a participação da Codec em mais uma oportunidade de conexão com a academia.
Além da Codec, o painel também contou com a participação de representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de empresários locais com atuação no exterior.