“Arraiá na Varanda” alegra pacientes internados no Hospital Abelardo Santos
Programação com bingo, música, dança e lanche típico com mingau e bolo de milho, teve como objetivo levar um pouco do clima junino aos pacientes
Alegria e diversão marcaram o primeiro “Arraiá na Varanda” do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. A ação, destinada aos usuários do nono andar da unidade, rendeu sorrisos e momentos de interação, na tarde desta terça-feira (20).
Bingo, música, quadrilha improvisada e até um lanche especial com mingau de milho e bolo, fizeram parte da programação desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HRAS, em parceria com a equipe multidisciplinar da unidade. O momento de descontração contagiou pacientes e acompanhantes.
Após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ter o primeiro atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Benito Santos, de 54 anos, foi encaminhado para o Abelardo Santos para receber atendimento especializado. Para ele, que mora no município de Abaetetuba, distante a 51 quilômetros de Belém, e está há dois meses e quinze dias internado na unidade, agora em acompanhamento da terapia de hemodiálise, a ação foi um alívio na rotina. “Gostei bastante. Saí um pouco do leito, brinquei e até ganhei um prêmio no bingo”, disse.
Ana Paula Oliveira, de 44 anos, é acompanhante do filho de 18 anos que tem insuficiência renal e precisa realizar sessões de hemodiálise semanalmente. Ela contou que eles foram encaminhados do município de Salinópolis, na região nordeste do Estado, e estão há dois meses no Hospital. Ao receber o convite para participar da programação, se animou. “Eu estava deitada com um pouco de dor de cabeça, mas decidi ir. Esse tipo de atividade é bom para distrair a mente. Eu ainda fui a primeira ganhadora do bingo”, sorriu.
A supervisora do setor de Humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, explicou que a ação teve como objetivo principal levar um pouco da atmosfera da festa junina aos pacientes hospitalizados, amenizando a rotina do ambiente hospitalar e proporcionando momentos de entretenimento.
Através dessa ação, o GTH busca promover um momento de alegria, descontração e resgate cultural para os pacientes hospitalizados, proporcionando um alívio temporário nas rotinas hospitalares e contribuindo para bem-estar físico e emocional dos usuários.
“Proporcionar um ambiente acolhedor e festivo, capaz de estimular emoções positivas nos pacientes, contribui para o bem-estar psicológico e emocional durante o período de internação, além disso, estimula a interação entre os pacientes, seus familiares e a equipe médica”, enfatizou.
Serviço - O Hospital é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto: Ascom HRAS