Governo e Prefeitura de Belém assinam convênio para ações de limpeza na capital
Governo do estado e Prefeitura de Belém assinaram nesta quinta-feira (19), um convênio para reforçar as ações de limpeza urbana na capital. O convênio, no valor de mais de R$35 milhões, foi assinado pelo governador Simão Jatene e o prefeito Zenaldo Coutinho, no Palácio do Governo. Os trabalhos devem iniciar, por volta de 30 dias, gerando trabalho e renda para cerca de 800 pessoas.
A secretária extraordinária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene e o secretário de Saneamento de Belém, Cláudio Mercês, participaram da assinatura do convênio.
Não é uma deferência especial à Belém, disse o governador Simão Jatene, mas parte de uma agenda de governo. “A crise econômica brasileira, que ainda não passou, dificultou a vida de estados e municípios”, afirmou o governador. “Como o estado se encontra em situação menos dramática, tem o dever institucional de minimizar problemas municipais”, explicou.
Os recursos, divididos entre estado e Prefeitura – R$ 30 milhões provenientes do governo estadual e o restante como contrapartida da Prefeitura – serão usados principalmente para a contratação de mais 780 agentes de limpeza urbana. Esses agentes se unirão aos 1.500 que já trabalham em tarefas como limpeza das ruas, capina de logradouros públicos, coleta de lixo e desobstrução de bueiros, entre outras tarefas. As ações de limpeza serão realizadas em esquema de mutirões de serviços de roçagem, capinação, limpeza de canais, educação ambiental e recuperação de pontos críticos de descarte irregular de entulho. O plano prevê, ainda, atuação simultânea em diversos bairros e comunidades, seguindo um cronograma pré-definido pelas equipes de trabalho.
Para o prefeito Zenaldo Coutinho, o convênio “vai potencializar as ações (campanha e mutirões) que já estão sendo executadas pela Prefeitura nas mais diversas regiões da cidade, além dos distritos, como Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro”. “Os recursos chegam em boa hora porque a crise econômica ainda é grande e maior ainda em Belém, uma cidade eminentemente comercial e de serviços”, disse o prefeito.
“Só há uma forma de superarmos dificuldades e é com cooperação”, disse o governador Simão Jatene. “Belém faz parte do Programa de Municípios Sustentáveis e como tal está sendo contemplada com recursos para melhorar ainda mais os serviços que beneficiem a população”, completou Simão Jatene.
O secretário de Saneamento de Belém, Claudio Mercês, pontuou que, a partir de agora dará início aos procedimentos de contratação da empresa que realizará o serviço de limpeza urbana, por meio de licitação. “Nossa previsão é estar com as equipes nas ruas em até 30 dias, garantindo além do serviço essencial de limpeza, uma contribuição importante de geração de emprego e renda para 800 trabalhadores”, ressaltou.