'Arraial Pará Leitura', da Uepa, recebe doações de roupas e alimentos até sexta-feira (23)
Iniciativa no âmbito da extensão da universidade se volta para comunidades ribeirinhas, também, com ações de educação, e estará em Cotijuba
Quem deseja colaborar com mais uma edição do "Arraial Pará Leitura", projeto do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), que apresenta a aplicabilidade de Pesquisa e Extensão universitária no contexto das comunidades rurais ribeirinhas, pode doar roupas, alimentos não perecíveis e dinheiro para a compra de suprimentos até esta sexta-feira (23). Atuante também em ações de ensino, o NEP integra um conjunto grupos do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Universidade do Estado do Pará (Uepa).
Realizado anualmente, na Comunidade do Poção, na Ilha de Cotijuba, em Belém, o "Arraial do Pará Leitura" estimula protagonismos às pessoas assistidas, fundamentado em abordagens nas vivências dos próprios moradores, seja com mediação de leitura, danças, músicas e brincadeiras.
A iniciativa busca impulsionar a reflexão acerca das brincadeiras juninas, associando à identidade cultural da região e a importância desta memória como patrimônio histórico; possibilitar momentos lúdicos de lazer estão entre os pontos focais do projeto.
O principal ponto de arrecadação é a sala do NEP, no Centro de Ciências Sociais e Educação. Em casos de impossibilidade de se deslocar até o Campus, os interessados podem falar com a coordenação do evento, pelo número 91) 98326-0081. Para aqueles que desejam doar valores, o pagamento pode ser efetuado via Pix, sendo que a chave é o contato de telefone citado, no nome de Izilda Nazaré de Almeida Cordeiro. Todas as doações serão destinadas para uma partilha comunitária, no dia 24.
Batucando Com os Instrumentos do Carimbó é a temática da abertura cultural, além das atividades de lazer para os sujeitos da comunidade. Para encerrar a atividade pedagógica, os participantes poderão “carimbolar” com o Boi Fabuloso do Pará Leitura.
Texto: Thayssa Nobre/Ascom Uepa