Fundação Cultural do Pará organiza “Diálogos na Varanda” da Casa das Artes nesta quinta-feira (22)
A Fundação Cultural do Pará, por meio da Casa das Artes, promove “Diálogos na Varanda: Relatos de experiência de professores artistas”, no dia 22 de junho, às 19h. O objetivo do encontro é falar sobre o processo artístico e ensino em sala de aula. O evento é gratuito, não requer inscrição prévia e tem vagas para até 50 pessoas.
O projeto é composto por três artistas-professores que buscam apresentar, por meio de relatos de experiência, os processos de criação artística e educativa. O objetivo é fazer da arte um momento reflexivo e o professor-artista surge como uma modalidade que entrelaça ações em arte, educação e, principalmente, em pesquisa.
Para o professor e artista Nilson Damasceno, essa discussão é importante porque “nos possibilita pensar sobre como os conhecimentos sensíveis e inteligíveis, grandes objetivos e competências da disciplina de Arte/Artes Visuais, estão sendo construídos em sala de aula, e a partir daí analisar como esses relevantes saberes podem refletir em sociedade”.
“Eu diria que o público pode esperar revelações interessantes sobre o fazer-ensinar artes visuais em sala de aula e fora dela”, disse o professor.
Estigmas - Segundo profissionais da área, o estudo das artes sempre foi desvalorizado pela sociedade, tanto quanto o ato de ensinar. Para Nilson Damasceno e seus colegas, o professor-artista é aquele que “consegue articular e desenvolver essas diferentes identidades em sala de aula e fora dela, propondo experiências que envolvam e estimulem o sentir-pensar-agir por meio de suas produções artísticas e docentes”.
Convidada a participar do “Diálogos na Varanda”, a professora Janice Lima também compartilhou sua visão acerca do tema. “O professor-artista é aquele que, além de ensinar, se coloca como produtor de arte. A gente vem de uma história onde o ensino da arte sempre foi muito mistificado”, disse.
“Muitos dizem que ‘arte não se ensina’ e que professor de arte não é artista, inclusive há aquela frase ‘quem sabe faz, quem não sabe ensina’. Então esse encontro é uma forma de desmistificar esse trabalho”, explicou Janice.
Para os professores, essa proposta/temática surgiu da necessidade de refletir sobre produções artísticas e educativas, dentro e fora da sala de aula, de pessoas que desenvolvem, simultaneamente, essas duas vertentes, e sobre seus desdobramentos socioculturais. O evento também conta com a presença da professora Simone Moura.
Serviço
Diálogos na Varanda: Relatos de experiência de professores artistas
Data: 22 de junho
Horário: 19h
Nº de vagas: 50 vagas
Carga horária: 3h
Local: Varanda da Casa das Artes, Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 - Nazaré
Entrada gratuita
Texto escrito por Álvaro Frota/ Ascom FCP