Grupo Técnico se reúne para discutir ações de melhoria da qualidade do açaí
Encontro foi na sede da Sedap, que coordena o Programa Estadual de Qualidade do Açaí, com participação de instituições públicas e privadas
Capacitação de batedores artesanais no âmbito das esferas municipal e estadual e distribuição de equipamentos aos batedores da região metropolitana no ano de 2022 e 2023, estiveram entre os temas da reunião realizada na tarde desta segunda-feira (19), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca(Sedap). O objetivo foi discutir medidas e soluções para a melhora da qualidade do produto.
A reunião contou com a participação dos representantes do Grupo Técnico do Programa Estadual de Qualidade do Acaí( PEQA), coordenado pela Sedap, e que envolve 14 instituições de natureza pública e privada, e tem por objetivo a introdução de boas práticas em toda a extensão da cadeia produtiva (produção agrícola, transporte, comercialização, fabricação artesanal e industrial), de modo a garantir padrão de qualidade do produto.
Além da equipe da Gerência de Fruticultura da secretaria, participaram representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública ( Sespa) e das Vigilâncias Sanitárias estadual e municipal. O diretor de Feiras da Sedap, Manoel Rendeiro, e o coordenador de Açaí da diretoria, Marivaldo Ferreira, também estiveram na reunião e tomaram conhecimento das ações que estão sendo realizadas pelo grupo para melhorar a qualidade do produto. A reunião contou, ainda, com a participação do pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPa), Herve Rogez.
Equipamentos - Durante o encontro, foi apresentado um balanço dos equipamentos repassados ano passado e este ano aos batedores de açaí pelo Governo do Estado, por meio da Sedap. Conforme informou o gerente de fruticultura da secretaria, Geraldo Tavares, foram distribuídos 2.404 equipamentos na Região Metropolitana de Belém (RMB), entre despolpadeiras, branqueador e mesa de seleção. Foram investidos pelo Governo do Estado, por meio da secretaria, R$ 5,4 milhões. Até o final do ano serão distribuídos mais 602 despolpadeiras, segundo repassou Tavares.
Além do repasse de equipamentos para qualificar o típico produto paraense, conforme foi repassado na reunião, estão sendo realizadas capacitações dos batedores de açaí da Região Metropolitana. Na última sexta-feira(16), por exemplo, e no sábado(17), foram realizadas capacitações na Usina da Paz Jurunas/Condor pela Diretoria de Feiras. Segundo informou Manoel Rendeiro, já estão previstas mais duas turmas nos dias 01 e 03 do próximo mês. No total, 80 batedores deverão ser capacitados.
Outros temas tratados no encontro foram sobre a demonstração do relatório técnico da Eletronorte sobre consumo de energia do tanque de branqueamento e sobre o projeto do pesquisador Herve Rogez sobre análise microbiológica do suco do açaí.