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Emater capacita profissionais da área de administração do regional das Ilhas

Objetivo foi integrar e alinhar os profissionais do setor aos sistemas e procedimentos de gestão da empresa e discutir a superação dos entraves

Por Governo do Pará (SECOM)
17/06/2023 18h31

Escritório de Marituba reuniu os servidores administrativos da região das ilhas para um encontro de formação e capacitaçãoA Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) realizou o 1° Encontro Administrativo do Regional das Ilhas, nos dias 15 e 16 de junho, na sede do órgão, em Marituba. 

O objetivo do evento foi levar capacitação e orientação aos profissionais administrativos lotados nos escritórios locais quanto aos processos e procedimentos inerentes ao setor; atualizar os profissionais quanto aos sistemas utilizados pela empresa; discutir os entraves enfrentados pelos profissionais administrativos no cotidiano do escritório local e promover a integração entre os profissionais administrativos e os diversos setores da Emater.

Profissionais do setor administrativo dos escritórios locais da Emater da região das Ilhas participam de encontro de capacitação"Esse encontro é muito importante, visto que nós acreditamos que os administrativos são um braço forte do gestor, sendo o gestor o chefe local, regional ou a nível de central, então surgiu a ideia no Regional das Ilhas de fazermos o 1° Encontro dos Administrativos do Regional das Ilhas, que é composto por doze municípios, sendo cinco na Região Metropolitana de Belém (RMB) e sete na Ilha do Marajó", explicou a engenheira agrônoma, chefe do Regional das Ilhas, Katharine Tavares.

"Inicialmente estamos realizando o evento com os vinte administrativos que atuam na Regional das Ilhas para valorizar o profissional, valorizar o administrativo, e posteriormente faremos encontros setorizados da área técnica e da área social", contou Tavares.

Fortalecimento - O encontro também é uma forma de fortalecer o setor administrativo por meio da qualificação, assim como facilitar o entrosamento entre os servidores, possibilitar a troca de conhecimento. No encontro foram abordados diversos temas, como conhecer minimamente a estrutura da empresa, os setores e o que eles fazem, além de palestras sobre noções básicas do  Processo Administrativo Eletrônico (PAE 4.0), organização, arquivamento, inteligência artificial e inteligência emocional. 

Procedimentos e sistemas foram alguns dos temas discutidos no encontro de servidores administrativos da região das Ilhas"Nós entendemos que o profissional valorizado, quando ele está com a mente boa, o espírito bom e corpo bom, ele flui melhor no seu trabalho e na sua família, nós queremos oportunizar melhor o ambiente de trabalho para o nosso profissional, quanto mais harmônico for o ambiente de e trabalho é isso que nós vamos prezar a harmonia e a tranquilidade que vai proporcionar maior eficiência no ambiente de trabalho", ressaltou Katharine.

"O encontro está sendo maravilhoso e eu estou muito feliz de poder estar aqui participando", disse a auxiliar administrativo do Esloc de Ananindeua, Leonice da Cruz França, servidora da Emater há 41 anos.

O auxiliar administrativo Raimundo Bezerra Sampaio, de 72 anos, veio do Escritório de Soure para participar do encontro. "Nunca é tarde para aprender, ter conhecimento, mesmo com a idade que tenho não meço esforços para estar me capacitando. Eu sou muito grato a Emater por toda a experiência que eu tenho", compartilhou Sampaio que tem 48 anos como servidor da Emater.

Alicerce - O setor administrativo é considerado o alicerce de qualquer empresa, pois nele que se concentram atividades de suma importância como gestão de recursos humanos, materiais financeiros, para que sejam atingidos os objetivos tanto do setor
público quanto do setor privado.

O Regional das Ilhas é composto pelo Escritório Regional das Ilhas que tem sede em Belém e mais 12 Escritórios Locais (Eslocs), com profissionais que prestam Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nos municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Cachoeira do Arari, Chaves, Marituba, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Bárbara, Santa Cruz do Arari e Soure, os quais integram a Região Metropolitana e parte da Região do Marajó.
Só em 2022,  o público beneficiário atendido pelo Regional das Ilhas foi de aproximadamente 1.500 famílias com um total de 5.860 atendimentos.
Entre extensionistas rurais, técnicos em Planejamento, auxiliares administrativos, soma-se um total de 97 servidores lotados no Escritório Regional e Escritórios Locais.

Texto de Sarah Mendes (Ascom / Emater)