Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Dirigentes do Ideflor-Bio participam do II Simpósio de Sistemas Agroflorestais com Cacaueiro, em Altamira

Evento discutiu ações que contribuem para o aumento da eficiência da cadeia de valor do cacau na região amazônica

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
15/06/2023 21h57

Dirigentes do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) marcaram presença no II Simpósio de Sistemas Agroflorestais com Cacaueiro (SSAF-Cacau), realizado nesta quarta e quinta-feira (14 e 15), respectivamente, em Altamira, município do sudoeste paraense. A região é onde mais se produz o fruto no Brasil, que é um dos principais produtos agrícolas comercializados em todo o mundo.

O evento teve como objetivo promover a troca de informações e experiências técnico-científicas a respeito dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) com cacaueiro, como um modelo de agricultura sustentável nos trópicos. Na ocasião, os participantes puderam propor políticas e programas que contribuam para o aumento da eficiência da cadeia de valor do cacau no estado do Pará e na região amazônica.

A programação é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). 

O público-alvo do simpósio foram pesquisadores, professores, estudantes, produtores rurais, cooperativas, agentes do poder público, consultores, técnicos agropecuários, profissionais da indústria e demais atores relacionados à cadeia do cacau e chocolate que atuam na Amazônia. De acordo com a organização do evento, a expectativa era que mais de 300 pessoas participassem presencialmente e 800 de maneira on-line. 

Para o diretor de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF) do Ideflor-Bio, Vicente Neto, esta é uma das principais conferências sobre o cacau no Pará, que é uma das cadeias prioritárias para o desenvolvimento agropecuário da região. “Este foi um momento em que agricultores, produtores e empreendedores da área puderam se reunir e apresentar suas propostas e colocá-las à disposição do Governo do Estado, no sentido de valorizar cada vez mais essa cadeia produtiva tão importante”. 

Vicente Neto ressaltou, ainda, que atualmente o Pará é destaque não só nacional, como internacional na produção de cacau e chocolate de qualidade. “Portanto, o Ideflor-Bio tem um papel fundamental nessa atividade produtiva sustentável e tendo o Pró-SAF como carro chefe desse desafio, que é fazer esse trabalho dos arranjos da cadeia do cacau, vinculado aos SAFs, que hoje é uma referência também”, concluiu o diretor.

De acordo com o gerente do Escritório Regional do Xingu (Altamira), Israel Oliveira, esse é um evento que alavanca a cacauicultura da região, trazendo inovação e tecnologia por meio dos SAFs. “Como o Ideflor-Bio é um órgão ambiental do Governo do Estado que vem fomentando os SAFs na região, nos sentimos honrados em participar desse evento de alto nível, onde a gente pôde propor aquilo que estamos fazendo, além de expor nossas metas para o desenvolvimento regional da cacauicultura em SAFs”.

Ele complementa dizendo que, “uma vez que nós temos uma Instrução Normativa (IN) conjunta com a Semas, que coloca o cacau e os SAFs como recomposição de reservas legais, de forma que nós temos muitas áreas a serem recompostas. E o cacau trás viabilidade técnica e econômica, melhorando a finança e também alimentando a flora, além de garantir segurança alimentar às famílias. Logo, esse evento vem para coroar o nosso trabalho, para que a gente possa avançar com novas tecnologias”, enfatizou o gerente.

Na ocasião, além do titular da DDF, Vicente Neto e do responsável pelo Escritório Regional do Xingu (Altamira), Israel Oliveira, o diretor de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação do Ideflor-Bio (DGMUC), Clésio Santana também participou do II Simpósio de Sistemas Agroflorestais com Cacaueiro (SSAF-Cacau), em Altamira.