Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DE ALFREDO

Editora da Ioepa promove roda de conversa e pré-lançamento de livros de Dalcídio Jurandir

Data marca a importância da literatura do escritor paraense e também os 20 anos do Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas, da Uepa

Por Julie Rocha (IOE)
15/06/2023 15h55

Para celebrar o Dia de Alfredo, nesta sexta-feira (16), data que marca a importância da literatura de Dalcídio Jurandir, a Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) estará presente em dois eventos literários com a divulgação de duas obras do escritor marajoara, publicadas pela Editora Pública Dalcídio Jurandir.

A partir das 18h, os leitores de Dalcídio Jurandir poderão acompanhar pelo Youtube a mesa de conversa para discutir a temática “Chão de Dalcídio: O Criador e As Criaturas”, a partir da obra “Chão de Dalcídio: Perspectivas”, com a participação do organizador da obra, Fernando Farias, professor doutor do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Altamira; do presidente da Ioepa, Jorge Panzera, e do professor da UFPA, Clei Souza.

Segundo o presidente da Ioepa, a celebração do Dia de Alfredo, que marca os 20 anos do Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (Cuma), será um momento importante para a literatura paraense. “Será marcado por um debate sobre a produção literária paraense, destacando o papel da nossa literatura no lançamento de autores e de trabalho de escritores paraenses”, comentou ele.

A obra foi publicada pela Editora da Ioepa em janeiro deste ano, mas o protótipo do livro foi apresentado na IV Festa Literária Internacional do Xingu (FLIX), em Altamira, em junho de 2022. A produção traz textos literários de pesquisadores da região do Xingu, do Grupo de Estudos e Pesquisas “Fontes Literárias”, com abordagens sobre a obra “Chão dos Lobos”, do escritor paraense Dalcídio Jurandir.

A programação, que também irá festejar o Dia de Alfredo - data que corresponde ao dia do falecimento de Dalcídio Jurandir, celebra os 20 anos do Cuma, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A programação é gratuita e on-line, através do canal do Cuma, no YouTube, às 18h30. Acesse por este link.

Às 18h30, a Editora da Ioepa celebra o pré-lançamento do livro “Dalcídio Jurandir – leitor e criador de personagens na Amazônia paraense”, da professora Regina Costa. O evento literário ocorrerá na Sala de Memória do Museu da UFPA, na Av. Governador José Malcher, 1192, Nazaré, em Belém.

Dia de Alfredo – A data é uma versão brasileira e paraense da celebração que ocorre em vários países em homenagem a James Joyce, alusão ao seu personagem Leopold Bloom, do aclamado romance Ulysses, marco da literatura mundial, publicado em 1922. Na versão paraense, as homenagens vão para o escritor Dalcídio Jurandir, natural de Ponta de Pedras e referência literária da cultura marajoara. Seu intuito é difundir e estimular a leitura dos romances dalcidianos.