Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional do Tapajós promove segundo arraial da tipagem sanguínea

Evento na unidade hospitalar foi em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nesta quarta-feira, 14 de junho

Por Ascom (Ascom)
14/06/2023 16h39

O filósofo Sócrates, no passado, defendia: “Conhece-te a ti mesmo”. E se esse conhecimento começar pela tipagem sanguínea, já é um importante passo. Conhecer o fator e o tipo do sangue que corre nas veias é fundamental para a agilidade de um atendimento em um cenário de urgência e emergência. 

Diante desta necessidade e do fato de muitas pessoas desconhecerem esta informação, o Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, promoveu durante três dias a segunda edição do “Arraial da Tipagem Sanguínea”. 

“O evento foi em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado hoje, 14 de junho. Durante dois dias, focamos nos nossos colaboradores, realizando palestras e explicando a importância de conhecer as próprias características do sangue. Eles também tiveram a oportunidade de realizar o exame que facilmente identifica o tipo e o fator. No terceiro e último dia, no caso nesta quarta-feira, abrimos a programação aos nossos usuários, que puderam também fazer o exame e receber informações”, explica Lúdya Oliveira, farmacêutica responsável pela Agência Transfusional do HRT, organizadora da ação e prestadora do serviço de hemoterapia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), na unidade de saúde. 

Ao longo do Arraial, 200 tipagens foram feitas, um número expressivo e significativo, segundo o diretor geral do Hospital Regional do Tapajós, Matheus Coutinho. Para ele, o momento é de festa. “Destaco a importância da campanha de doação para garantir a disponibilidade de sangue e hemocomponentes na unidade. Esse é um processo que gira muito rápido, por isso precisamos sempre ter estoque”, pontua. 

Como doar - Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos ou, caso seja menor de idade, apresentar a autorização dos pais. Todos os doadores devem estar alimentados, ter de dormir ao pelo menos oito horas no dia anterior ao da doação.

O doador também precisa pesar mais de 50 quilos, apresentar bom estado de saúde, não ter apresentado sintomas de gripe/resfriado em 10 dias. Não é recomendado ainda ingerir bebida alcoólica no dia anterior ou/da doação, nem ter fumado por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação. É necessário ter, em mãos, documento de identificação original com foto.

É valido lembra que quem realizou qualquer tipo de cirurgia ou procedimento estético, extração dentária, tatuagem, piercing, micropigmentação, deve aguardar seis meses para doar sangue. Outras condições devem ser analisadas individualmente durante a triagem.

As pessoas que tiverem interesse, podem doar sangue no Hemocentro Regional de Santarém, que atende toda região do Baixo Amazonas e Tapajós. Lembrando que unidade Hemopa recebe os doadores com hora marcada. Os agendamentos são realizados por meio do telefone (93) 99120-7170, para atendimentos de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Ascom/ HRT