Em Marituba, Emater se reúne com órgãos e discute Segurança Alimentar
Empresa coordenou discussão sobre metas e instrumentos de acompanhamento e monitoramento sobre o Plano de Segurança Alimentar no estado
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) recebeu na sede do órgão em Marituba, na região metropolitana de Belém, na última terça-feira (13), membros do Comitê Técnico da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional do Pará (Caisan-PA) para a realização de uma reunião ordinária.
"Temos discutido todas essas ações em nível de Estado com outras secretarias e outros órgãos que também participam do debate. A Emater participa do Grupo de Trabalho (GT) de elaboração do plano e coordena o GT de monitoramento", pontuou a médica veterinária Cristiane Corrêa, que representa a Empresa no Comitê Técnico.
Entre os temas abordados no encontro estiveram o relato das ações das Secretarias e dos Órgãos sobre o lII Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional - 2020 - 2023 (Ipesans 2020 - 2023); Apresentação das atividades do Grupo de Trabalho sobre Monitoramento e Avaliação do (Ill Pesans 2020- 2023); Apresentação dos Programas, Ações e Projetos pela Semas; Mês Mundial de Aleitamento Materno (MMAM- 2023) e a V Conferência Estadual de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável (V Cesan).
O encontro foi o primeiro da Caisan na Emater e contou com a participação de 10 órgãos do estado, além de convidados.
"O trabalho é coletivo, então, o Governo do Estado e todos os órgãos precisam estar juntos porque isso é um desafio de política pública e nós não vamos enfrentar a fome apenas com Secretarias separadas. Nós estamos aqui reunidos para planejar, projetar e levar adiante políticas públicas que irão diminuir a fome e a necessidade daqueles que hoje mais precisam", explicou o coordenador do Banco de alimentos da Ceasa, Marcos Lopes.
A Emater integra Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional desde 2015.
"A Empresa é fundamental nesse processo. Não tem como se estabelecer segurança alimentar e nutricional sem a ação da Emater diretamente ligada no processo, tanto na discussão como na execução das ações. Eu acredito que quando colocamos todos na mesa, todos participando do debate, unido a este reconhecimento que temos, com certeza tanto o nosso trabalho vai ser mais reconhecido quanto também a segurança alimentar vai deixar de ser apenas um sonho para ser algo concreto", concluiu Cristiane Corrêa.
Caisan - A Caisan é responsável pela promoção, articulação e integração dos órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal, e ainda pela elaboração das diretrizes da política pública e os instrumentos para sua execução, e do Plano de Segurança Alimentar, indicando metas e instrumentos de acompanhamento e monitoramento. A meta principal é garantir que todas as pessoas no território paraense tenham direito à alimentação saudável, acessível, de qualidade e em quantidade suficiente.
Texto de Sarah Mendes / Ascom Emater