Governo do Pará e Ministério da Saúde iniciam debate sobre custeio do SUS
Articulação do governador Helder Barbalho tem como objetivo equilibrar financiamento dos entes federativos na saúde pública
Encontro entre autoridades na capital federal pode ajudar a rever o sistema em vigor do financiamento dos recursos destinados ao Sistema Único de Saúde no Estado do ParáO governador Helder Barbalho e a ministra de Saúde, Nísia Trindade, iniciaram nesta terça-feira (13) um debate sobre a responsabilidade do Estado, Municípios e da União no financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará. A reunião de trabalho foi realizada na sede do Ministério da Saúde, em Brasília.
“Hoje tivemos a oportunidade de estar com a ministra da saúde iniciando um debate sobre o financiamento do serviço de saúde pública no Estado do Pará”, resumiu o chefe do Executivo estadual em agenda pública na Câmara Federal.
O secretário de Saúde do Estado (Sespa), Rômulo Rodovalho, pondera que o Estado está buscando junto à União um reequilíbrio financeiro dentro da responsabilidade de cada ente federativo para programar e planejar a execução de ações em políticas públicas.
“Dialogamos com a ministra sobre a necessidade da União incrementar os recursos investidos no Estado. Temos uma defasagem histórica grande e estamos conversando em busca desta correção”, ponderou Rodovalho.