Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz realiza concerto sinfônico com “Temas de Cinema”
OSTP vai apresentar ao público trilhas de filmes clássicos como ‘A lista de Schindler’, ‘A Missão’, ‘Cinema Paradiso’, ‘Star Wars’, entre outras
O público terá oportunidade de assistir a versões orquestrais de trilhas de filmes clássicos como ‘A lista de Schindler’, ‘A Missão’, ‘Cinema Paradiso’, ‘Star Wars’, entre outras, no concerto “Temas de Cinema”, que será apresentado pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), nesta quinta-feira (15), às 20h, no Theatro da Paz. Será uma noite para celebrar um nicho muito específico da música erudita, que é a trilha de cinema, uma maneira muito própria de compor e que possui um público cativo.
De acordo com o maestro Miguel Campos Neto, titular da OSTP, a ideia é mostrar o quanto a música e o cinema estão interligados, como uma arte potencializa a outra, e de que forma elas se retroalimentam. “O cinema foi relacionado intimamente com a música desde o seu início, uma espécie de herança que vem da ópera, que é um teatro musicado”, explicou o maestro.
O maestro explica ainda que o cinema mudo não existia sem a música, a diferença é que música não era gravada junto com o filme. “O filme era mudo, era passado assim, e os cinemas tinham orquestras. Ou, no caso de cinemas menores, em cidades menores, tinham pelo menos um pianista que sabia improvisar, e improvisava, e tocava olhando para o que estava acontecendo na tela, e sabia improvisar tudo o que estava acontecendo. Música que fazia sentido e que emocionava o público. Então, desde a era do cinema mudo, o cinema foi intimamente ligado com a música. Da feita que o som começou, onde já se teve tecnologia suficiente para adicionar o som ao cinema, desde aí já começou a composição especificamente para o cinema, e já começaram os grandes sucessos”, finalizou.
As trilhas de filme geralmente são riquíssimas, pois são feitas sob medida. O compositor escreve pensando especificamente na história do filme e muitas vezes trabalha lado a lado com o diretor do filme para produzir. Por esse motivo, trilhas sonoras de filmes ou séries têm o seu sucesso ligado a essas obras, mas também conseguem uma independência e entram no cânone das composições de orquestras sinfônicas.
A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).
Repertório
JOHN WILLIAMS (1932)
Tema principal do filme "A lista de Schindler"
Solista: Myroslava Khomik
ENNIO MORRICONE (1928-2020)
Oboé de Gabriel, do filme "A Missão"
ENNIO MORRICONE (1928-2020)
Tema de Amor, do filme "Cinema Paradiso"
JOHN CORIGLIANO (1938)
Concerto para Violino, do filme "O Violino Vermelho"
I. Chacona
Solista: Myroslava Khomik
MYROSLAV SKORYK (1938-2020)
Melodia, do filme "High Pass"
Solista: Myroslava Khomik
JOHN WILLIAMS (1932)
Suíte "Star Wars" para Orquestra
I. Tema Principal
II. Tema da Princesa Leia
III. Marcha Imperial (Tema de Darth Vader)
IV. Tema de Yoda
V. Sala do Trono e Tema Final
Serviço:
Concerto “Temas de Cinema”, da OSTP, sob a regência do maestro Miguel Campos Neto
Data: 15 de junho, às 20h
Local: Theatro da Paz
Os ingressos podem ser adquiridos neste site ou na bilheteria do Da Paz a partir das 9h da manhã do dia 15, no valor de R$ 2,00 (apenas duas unidades por pessoa).
Texto: Úrsula Pereira (Ascom Theatro da Paz)