Órgãos de segurança realizam operações em Belém e Icoaraci no final de semana
Operações de ordenamento do espaço público e segurança em jogo de futebol foram realizadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) neste final de semana, em Belém, e no distrito de Icoaraci. O objetivo foi proporcionar segurança à população, reduzir a criminalidade e conscientizar vendedores ambulantes a atuarem dentro das normas.
Neste domingo, 22, a operação foi realizada na orla do distrito de Icoaraci, com início às 19h30 e término a 00h. Sessenta agentes de segurança pública atuaram com foco na ordenação do espaço público e trânsito. Entre os órgãos participantes da ação estavam a Polícia Militar, Guarda Municipal de Belém, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Secretaria de Economia, Departamento de Trânsito, Polícia Civil, Delegacia de Polícia Administrativa e Secretaria da Ordem Pública.
A falta de padronização e a atuação de pessoas em locais não permitidos na orla foram aspectos definitivos para a concretização da atuação dos órgãos de segurança no local.
A titular do Batalhão de Policiamento das Ilhas e coordenadora da ação, coronel Érika Duarte, avalia a operação como positiva. “A gente percebeu que o espaço público estava muito desorganizado, com pessoas trabalhando de forma irregular nas calçadas, prejudicando a circulação de pedestres e desrespeitando a ciclovia. Foi possível perceber que aqueles que estavam prejudicados tiveram uma receptividade muito boa, muito positiva e pretendemos continuar com essas operações”, ressaltou a coronel. Aqueles que estavam trabalhando de forma irregular também foram autuados de maneira preventiva para que busquem se adequar às regras de ordenamento.
No sábado, 21, foi realizada a Operação Mangueirão, que garantiu a ordem, segurança e as atividades dentro das normas de vendedores ambulantes na área externa ao Estádio Olímpico Edgar Proença, durante o jogo entre Remo e Liberal, válido pela série C do campeonato brasileiro de futebol. A medida começou a ser adotada durante o clássico Re x Pa pelo campeonato paraense e será realizada em todos os jogos realizados no local.
Na sexta-feira, 19, a operação preventiva ocorreu na área próxima a um posto de combustível localizado na Avenida Duque de Caxias com a Avenida Doutor Freitas. Veículos automotores foram impedidos de emitir sons acima do permitido, vendedores ambulantes foram notificados, além da fiscalização de veículos.
Demais operações estão sendo construídas pela Segup em conjunto com outros órgãos, a fim de dar continuidade às ações de prevenção e repressão à criminalidade e à violência, na capital e no interior do estado.