Curso aborda elaboração de projetos e captação de recursos
Entidades do terceiro setor participaram nesta segunda-feira (13), no auditório da Estação Cidadania, no município de Santarém, na região oeste do Pará, da abertura do Curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, promovido pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) do Governo do Estado, em parceria com a Escola de Governança Pública do Pará (EGPA). O objetivo do curso é qualificar e instrumentalizar os participantes sobre o tema, além de planejar e propor ações para captação de recursos; compreender e exercitar as ferramentas de elaboração, acompanhamento e avaliação de projetos e conhecer os mecanismos de captação disponíveis por meio de editais abertos nas esferas federal, estadual e municipal.
Ao todo, 11 municípios da região (Alenquer, Mojuí dos Campos, Prainha, Oriximiná, Santarém, Itaituba, Curuá, Trairão, Terra Santa, Óbidos e Monte Alegre) participam da formação voltada para gestores, técnicos e voluntários de Organizações da Sociedade Civil, captadores de recursos, profissionais liberais, que atuam no terceiro setor, técnicos de órgãos públicos e lideranças comunitárias. A capacitação está sendo ministrada pelo economista e coordenador de programas e investimentos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Gabriel Peixoto. Segundo Peixoto, o curso abre uma possibilidade para representantes de organizações estarem aptos a captar recursos e a contribuir na implantação de políticas públicas.
“As organizações civis precisam de recursos. E o que estamos trabalhando? A possibilidade delas captarem esse recurso, tanto de empresas, quanto da iniciativa pública e de pessoas físicas. Aqui nós temos organizações da sociedade civil de vários municípios. Elas estão aprendendo a montar projetos que vão atender a qualquer edital”, explicou o ministrante do curso, que é especialista em Gestão de Projetos na área pública e consultor credenciado do Sebrae/PA para a área de planejamento estratégico. Gabriel Peixoto também é professor de Sistema de Convênios, BSC (Balanced Scorecard) e de elaboração de projetos das Escolas de Governança (EGPA) e Superior de Administração Fazendária (Esaf).
Para a diretora geral do Núcleo de Articulação e Cidadania, Daniele Kayath, o intuito do Estado é tornar o terceiro setor, e também a pessoa física, mais capazes de buscar recursos de diversas maneiras. "O que queremos hoje é ter um terceiro setor no estado do Pará autossustentável. Que ele possa ser um braço, um ajudador para a comunidade, servindo com políticas públicas para toda a sociedade, pois vontade a população tem, já que quando você constitui uma organização, tem o intuito de fazer uma coisa boa. E o que falta? O recurso. Então estamos ensinando onde buscar esse recurso para que essas organizações possam servir à comunidade da melhor maneira possível", argumentou Daniele.
Envolvimento
O conteúdo programático abordado durante esta capacitação trata sobre o novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, como funciona o processo de captação de recursos pelas Leis de Incentivo, além do planejamento estratégico da organização e como estimular os colaboradores para a busca de editais.
Assuntos importantes para quem tem a responsabilidade de estar à frente de uma associação com quase nove mil habitantes e de ser vice-presidente de um conselho com quase 70 mil habitantes. Esse é o caso de Ambrózio Brito, presidente da Associação de Moradores do bairro Vitória-Régia e vice-presidente do Conselho de Integração da grande área da Nova República, entidade que reúne nove bairros.
Para ele, a iniciativa do Governo do Estado de capacitar entidades não governamentais vai auxiliar na elaboração de projetos em áreas fundamentais. "É muito importante esse projeto quando se trata de associações, conselhos e sindicatos, pois nós precisamos nos qualificar em torno da elaboração de projetos pela comunidade. Especificamente em nosso conselho precisamos de projetos na área de infraestrutura. Eu sempre comento com alguns colegas que a infraestrutura é mãe de tudo. Com infraestrutura de qualidade teremos uma boa educação, saúde, transporte e segurança", ponderou o líder comunitário.
O Curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos encerra nesta terça-feira (14). As aulas estão sendo ministradas de 8h às 13h e das 14h às 19h, no auditório da Estação Cidadania.