Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Hospital Abelardo Santos ultrapassa mais de 52 mil horas em capacitações profissionais

Em 2023 foram realizados 208 treinamentos, que refletem diretamente no desenvolvimento profissional e na satisfação dos usuários

Por Ascom (Ascom)
12/06/2023 15h40

Capacitações e treinamentos fazem parte da rotina de desenvolvimento dos profissionais que trabalham no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. Contando com um Núcleo de Educação Permanente (NEP) atuante, apenas nos cinco primeiros meses do ano, foram 208 treinamentos, fazendo a unidade atingir a marca de 52.616,27 horas-aulas destinadas aos colaboradores de todos os setores do hospital, tanto no período diurno e noturno.

A supervisora do NEP, Suzane Gonzaga, explica que o setor tem como base fundamental a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída no ano de 2004 trazendo mudanças significativas para a formação e trabalho em saúde em todo o território nacional, visando desenvolver os colaboradores, e, entendendo que é primordial o processo educacional, afim de gerar crescimento e aprendizagem na mudança de comportamento. 

A capacitação é descrita pela realidade vivenciada no ensino e na prática e entendida como o preparo do trabalhador no desempenho de suas atividades profissionais. Desta forma, a capacitação é composta por treinamentos e orientações técnicas educativas.

“Respeitando o perfil profissional de cada colaborador, contribuindo para a melhoria das relações interpessoais e viabilizando treinamentos em parceria com os coordenadores e gestores, o Núcleo de Educação Permanente oferta não somente os treinamentos programados pelo PAT (Planejamento Anual de treinamento), mas também de acordo com as demandas espontâneas, caracterizadas como extra-PAT, que sejam relevantes para boas práticas contínua”, observou. 

Incentivo - Vale ressaltar que no mês de fevereiro deste ano, o HRAS, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde do Pará (Sespa), iniciou a implantação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), com o objetivo de obter o selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. Para isso, uma série de ações foram desenvolvidas para ampliar o conhecimento sobre o tema. Desta forma, contribuindo para o aumento de treinamentos e orientações entre os colaboradores. 

Além dos treinamentos que são contabilizados só quando tem mais de uma hora de duração, a unidade também realiza as capacitações, que são atividades com menos tempo de duração, mas reforçam rotinas e procedimentos.  

NEAS - Com o corpo laboral de ao menos 80% formado pela equipe assistencial, outra iniciativa criada pela unidade em julho de 2022, foi o Núcleo de Educação Assistencial (NEAS), que funciona como uma extensão do NEP dentro do HRAS. A enfermeira Jamilly Silva, responsável pelo setor, ressalta que núcleo trouxe um modelo de ensino mais significativo para a assistência. “Com isso, a nossa ideia é sempre trazer estratégias educacionais que rompa o aprendizado tradicional, como aulas expositivas, e que foque mais metodologias ativas, como simulações realísticas e estudos de casos, para que eles saiam do cenário de receptores de informações e se emponderem como atores reflexivos de suas práticas”, enfatizou. 

A enfermeira avalia como positivo o primeiro semestre e elenca algumas capacitações importantes realizadas durante o período, como por exemplo o treinamento do protocolo de Sepse. “Com a duração de um mês, nele tivemos simulação realística gasometria, atividade prática de deterioração clínica, estudos de casos sobre sepse e orientações educacionais in loco, assim dando subsídio para a equipe identificar precocemente um possível desse tipo de quadro e quais medidas mais adequadas a serem tomadas a partir disso”, detalhou. 

Além disso, ainda aconteceram os minicursos de liderança na enfermagem e metodologia científica, que teve o intuito de fomentar o desenvolvimento e crescimento dos colaboradores assistenciais.

Infraestrutura - O diretor geral do Abelardo Santos, Jean Cleber, destaca que a unidade dispõe de uma excelente infraestrutura como salas e auditório para que os profissionais participarem dos treinamentos. “Objetivo é formar colaboradores cada vez mais especializados para atender usuários de forma ágil e humanizada. Isso reflete diretamente na melhoria profissional desse trabalhador e na satisfação dos pacientes”, ponderou o gestor.  

Já o NEAS, conta com uma sala equipada por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e leito de UTI adulto e manequins simuladores de enfermagem para cuidados com o paciente. Além disso, o espaço possui carteiras para serem abordadas as introduções teóricas e nivelar o conhecimento da equipe, antes da simulação realística, para que todos possam acompanhar a parte prática sem grande dificuldade.

O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom HRAS