Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

Oficinas de arte e ações de autocuidado melhoram experiência de pacientes do Abelardo Santos

Nesta semana, com a ajuda de voluntários, mães de prematuros apreenderam a confeccionar travessas de cabelo e participaram de curso de artesanato

Por Ascom (Ascom)
09/06/2023 09h30

Promover ações que resgatem a autoestima e ocupem a rotina com atividades prazerosas de pacientes internados e de seus acompanhantes no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, fazem parte da rotina mensal promovida pelo Grupo de Trabalho Humanização (GTH) da unidade.

Com o apoio de voluntários externos, nesta semana, diversas iniciativas como oficina de artesanato e corte de cabelo, estão proporcionando bem-estar, descontração e interação entre os usuários que estão em tratamento no hospital. 

Experiências - Para Kezia Yasmin, de 18 anos, que está há 22 dias no HRAS, acompanhando seu bebê prematuro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a oficina de travessas para cabelo, foi um alivio na rotina hospitalar. “É a primeira vez que eu participo, achei muito legal e interessante. Ajuda a gente a se distrair”, enfatizou. 

O pintor Gilney Machado, internado no HRAS desde o dia 5 deste mês, para mais uma etapa do tratamento e acompanhamento de um hemangioma (tumor benigno), aproveitou a oportunidade do serviço de beleza para cortar os cabelos e melhorar o visual. 

“Venho passando por diversas etapas de tratamento desde 2021, e são tantas coisas que passam pela nossa cabeça que uma ação como essa até ameniza um pouco as preocupações”, afirmou. 

Cuidado -  Para a supervisora do setor de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, o corte de cabelo pode ter um impacto significativo no estado emocional dos pacientes.

“Embora o corte de cabelo possa parecer uma atividade secundária, em um ambiente hospitalar, sua realização pode trazer benefícios tangíveis e intangíveis para pessoas hospitalizadas, contribuindo para sua saúde, conforto e bem-estar geral, além disso, eles se sentem mais dignos e confiantes durante o processo de tratamento”, ressaltou. 

A profissional também reforça que o apoio de voluntários é primordial para que os projetos possam ser realizados. “Neste mês, nossos parceiros de corte de cabelo foram pessoas que já estiveram internadas aqui no Abelardo Santos e que agora estão bem de saúde e fazem questão de doar o seu tempo de forma voluntária para ajudar o próximo. Isso nos deixa felizes. O HRAS sempre está de portas abertas para voluntários”, frisou.

Autocuidado - A enfermeira do HRAS, Juliana Almeida Mesquita, ressalta que promover ações de autocuidado é essencial principalmente para os pacientes há muito tempo hospitalizados. “Humanizar esse período de internação é muito importante. Essas atividades de vida diária e de lazer sempre proporcionam alegria, socialização e animam a jornada de tratamento de muitos usuários”, observou. 

Humanização - O diretor geral do Abelardo Santos, Jean Cleber, destaca que além desses projetos, a unidade dispõe de outros para acolher os pacientes e acompanhantes durante o período de permanência no hospital para reforçar o cuidado humanizado.

“Contamos também com ações de incentivo à leitura, eternizamos por meio da pintura da placenta o momento do nascimento, oferecemos apoio religioso, datas comemorativas especiais são sempre lembradas e celebradas na nossa unidade, além disso, iniciativas educativas são realizadas ao longo do ano”, elencou o gestor. 

Serviço:
O Hospital é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom HRAS