Emater intensificará assistência técnica para 900 famílias com produção agrícola
Iniciativa tem a parceria da Prefeitura de Belém e beneficiará 10 assentamentos e produtores rurais das 39 ilhas da Grande Belém
A Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Pará (Emater) e a Secretaria Municipal de Economia de Belém (Secon), assinaram, na quarta-feira (7), um Termo de Cooperação Técnica para a execução de ações conjuntas do governo do Estado e da Prefeitura de Belém, para assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares das áreas urbanas e periurbanas da capital.
Ao todo, 900 famílias serão beneficiadas diretamente e 1.800, indiretamente, com cursos, oficinas e orientações técnicas. Os principais favorecidos com o plano de trabalho da Emater e da Secon serão os agricultores familiares, assentados por programas de reforma agrária, extrativistas, ribeirinhos, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e outros públicos de programas do governo Federal, do Estado e do Município.
O principal objetivo da parceria é juntar esforços e integrar as ações do Governo do Estado com a Prefeitura de Belém para fortalecer a assistência técnica e a extensão rural, para ampliar a produção e superar eventuais gargalos de transporte e de comercialização da produção, gerando renda para o agricultor e segurança alimentar para a população.
"Nós vamos intensificar os trabalhos que já existem direcionados a agricultura familiar dentro do município de Belém, organizando essas famílias para que consigam aprender a técnica a ser desenvolvida na produção, e assim elevar a qualidade da produção a ser comercializada e consumida dentro da Região Metropolitana de Belém (RMB)", ressaltou o presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu.
O Termo vai beneficiar 10 assentamentos de Belém e produtores rurais de 39 ilhas. "É com grande alegria que estamos assinando este termo para somarmos esforços para aprimorar a assistência técnica para os agricultores das áreas urbanas e periurbanas de Belém. Queremos agradecer a parceria com o Governo do Estado, por meio da Emater, que vai proporcionar ainda mais o desenvolvimento da agricultura familiar em Belém", agradeceu o secretário de economia da Prefeitura de Belém, Apolônio Brasileiro.
Texto de Sarah Mendes / Emater Ascom