Obras de reconstrução e urbanização da orla de Barcarena estão em fase de conclusão
Equipamento público garante um amplo espaço, moderno e seguro, para o lazer e fomentará o turismo e, consequentemente, a economia da região
Para o fomento da economia e do turismo do município de Barcarena, na Região de Integração do Tocantins, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), está em fase de conclusão das obras de reconstrução e urbanização da orla do município. O projeto vai proporcionar um espaço de lazer integrado à natureza com melhor infraestrutura, conforto e comodidade a partir de uma estrutura moderna e segura para a população. O espaço já recebe equipamentos sociais, faixas de ciclistas, estacionamento, bancos e acessibilidade para garantir maior urbanização na orla.
O secretário de obras do Estado, Ruy Cabral, destaca a importância de reconstruir e requalificar espaços para melhor qualidade de vida da população. “Seguimos com o foco desta gestão estadual, que também é o do desenvolvimento no que tange a vocação em infraestrutura turística e econômica dos municípios, proporcionando, em parceria com as prefeituras, espaços como estes que fomentam a prática de atividades esportivas, lazer e, consequentemente a qualidade de vida das pessoas aliados a geração de emprego e renda, e o giro da economia. Nós, da secretaria de obras públicas, buscamos, cada vez mais, fortalecer este segmento em todo o Pará”, disse o gestor da Seop, Ruy Cabral.
Ao todo, foram gerados cerca de 150 empregos diretos e indiretos com serviços de alagamentos da margem da orla para a preservação e melhorias no trecho específico para a chegada de barcos para o comércio na região. Do mesmo modo, foram executados serviços de infraestrutura básica e mobiliário urbano, como rede de água, energia, iluminação pública, força elétrica, placas de sinalização, pavimentação e canteiros com vegetação.
O investimento foi de cerca de R$14 milhões com recursos oriundos do Tesouro Estadual e vai garantir mais qualidade de vida à população de Barcarena, valorizando o potencial da região e contribuindo para o fomento do turismo e o desenvolvimento econômico da cidade, além de promover a interação cultural e lazer para a população de Barcarena.
Com colaboração Lucas Germiniani / Ascom Seop