Emater incentiva redução do consumo de plástico por servidores
Empresa de Assistência Técnica promove até quarta-feira a II Semana do Meio Ambiente
No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (05), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) promoveu a palestra "Soluções para a redução do consumo de plástico", no auditório da sede do órgão, em Marituba, município da Região Metropolitana de Belém. A palestra integrou a II Semana do Meio Ambiente, iniciada na última quinta-feira (01) e com atividades até a próxima quarta-feira (07).
Além da importância da reciclagem do plástico para o meio ambiente, a palestra abordou a implantação do Projeto "Recicla Renove", que pretende reduzir o consumo de plástico na empresa, intensificar a coleta seletiva e conscientizar os funcionários de forma contínua sobre o tema.
"Queremos intensificar a coleta seletiva no órgão, buscar alternativas que substituam o uso de plásticos descartáveis e receber doação de óleo vegetal usado, para ser distribuído nas comunidades como matéria-prima para produção de sabão artesanal. Queremos estar de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que pensa no consumo consciente, e que os colaboradores internalizem o projeto com ações sustentáveis no seu dia a dia e no ambiente de trabalho", explicou a palestrante Camila Salim, engenheira ambiental e gestora da Coordenadoria Técnica (Cotec) da Emater.
Reformulação - A coleta seletiva na Empresa é feita há dois anos. Com a reformulação do projeto, a ação deve ser intensificada. "Eu sempre participo dos projetos da Emater de cunho sustentável, e torço para que este projeto de reciclagem prossiga", disse Paulo Nunes, que trabalha no setor Operacional, acrescentando que "é muito importante a conscientização porque lembra ao funcionário que ele precisa todos os dias trabalhar em função desse objetivo, que é reciclar para ter uma vida melhor".
A Emater busca a sustentabilidade ambiental, econômica e social, executando diversas políticas públicas, principalmente a ambiental, nas ações de assistência técnica e extensão rural, tanto com povos tradicionais indígenas e quilombolas, quanto nas áreas urbanas e periurbanas.
"Nós também participamos deste debate da questão ambiental, não só na questão da prevenção do desmatamento, mas principalmente na educação ambiental. Nós trabalhamos a questão do meio ambiente, as práticas sustentáveis, educação na produção, e também levamos essa parte da educação ambiental. Esse tema extrapola a produção de campo. Ela abrange a questão do indivíduo em si, do cidadão, que também é o nosso papel. Como instituição, essa programação envolve justamente a conscientização ambiental para os nossos servidores", explicou Cristiane Corrêa, médica veterinária responsável pelo Núcleo de Metodologia e Comunicação (NMC).
Programação
Dia 06/06 - terça-feira
- Atividades - Escritório Central
- Abertura oficial
- 09 h - Hora do Plantar
- 09h30 - Composição da mesa (presidência da Emater e autoridades convidadas)
- 09h30 - Palestra "A Educação Ambiental e as estratégias para os desafios das
Mudanças Climáticas - Perspectivas para a COP 30" - Palestrante: Professora Marilena Loureiro
- 10h30 - Roda de conversa: Atitudes Sustentáveis - Palestrante: Patrícia Gonçalves - ONG No Olhar
- 11h15 - Intervalo
Atividade externa
- 09 h - Hora do Plantar: Implantação do Hortadário. Local: Escola Yolanda Martins e Silva, em Belém
Texto: Sarah Mendes – Ascom/Emater