Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO

Com apoio do Estado, três ginastas disputam seletiva para os Jogos da Juventude

Atendidas pelo Programa Talentos Esportivos, da Seel, as atletas da Ginástica Artística estão confiantes em bons resultados

Por Carol Amorim (SEEL)
04/06/2023 09h55

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) sedia neste domingo (04) o Campeonato Seletivas de Ginástica Artística, no Ginásio da instituição. Três ginastas paraenses atendidas pelo Programa Talentos Esportivos, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), disputam a seleção para representar o Pará nos Jogos da Juventude, marcado para setembro, na cidade de São Paulo (SP).

Letícia Gomes, Juliana Ramos e Thaviny Campelo querem representar o Pará na competição nacionalLetícia Gomes, Juliana Ramos e Thaviny Campelo vão competir na categoria Juvenil, de 13 a 15 anos. “Estou treinando bastante, e acredito que terei um bom resultado. De segunda a sexta meu treino é de 14 h até 19 h, e também aos sábados pela manhã. Estou me dedicando ao máximo pra conseguir uma boa colocação”, diz Thaviny.

A seletiva é realizada pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL). O professor Ullises Lima, responsável pelo treinamento das atletas, ressalta que “nós, professores, usamos muito a palavra culminância, que é aquilo que representa o resultado de toda a construção de um trabalho sério e responsável. Quando eu tenho uma menina campeã, isso é demais, pois representa o nosso trabalho de professor, que ninguém enxerga. Geralmente, as pessoas só enxergam a menina que subiu ao pódio, que ganhou medalha; mas eu enxergo outra menina. A menina que lutou, que ouviu cada informação, que construiu junto comigo e chegou ao pódio”.

Jogos – Os Jogos da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que oferece suporte para as modalidades olímpicas por meio da formação de atletas jovens e profissionais.

Desde o ano 2000 os Jogos reúnem anualmente mais de 4.500 atletas, com até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Mais de 2 milhões de estudantes das 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal) participam das etapas classificatórias.