Emater capacita mulheres de Outeiro para independência financeira
Evento integra capacitação contínua voltada às famílias artesãs daquela região. Em curso, mulheres aprenderam a agregar valor econômico a peças de bordado em chita.
Mulheres da zona urbana e periurbana da Ilha de Caratateua, mais conhecida como Outeiro, distrito de Belém, participaram nesta semana, de mais um curso de artesanato promovido pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em parceria com a Prefeitura Municipal, para fortalecimento da geração de renda.
Vinte moradoras dos bairros Água Boa, Brasília, Itaiteua, Fama e Fidélis passaram o dia na Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental (Escola Bosque) aprendendo bordado em chita, um tipo de tecido estampado. O objetivo é agregar valor a produtos com fácil comercialização, como bolsas.
O evento faz parte de um processo de capacitação contínua voltado às famílias artesãs daquela região, vulnerável socioeconomicamente. O foco é nos grupos de mulheres, em razão da cultura de sobrecarga, pelos serviços domésticos e maternidade, que acaba dificultando o acesso ao mercado de trabalho.
“Também é uma via de resgate de tradições e valorização de matéria-prima amazônica”, complementa a responsável pelo Projeto, Maria da Glória Silva, técnica social da Emater. A especialista explica que a atuação da Emater apoia a profissionalização do costume de artesanato, inclusive com reciclagem e seleção de descartes e resíduos da natureza, a exemplo de sementes e palha.
Oportunidade - Para Eliane Moraes, de 55 anos, atendida pela Emater há dois, a oportunidade é de expansão de atividades e, por conseguinte, de lucro. Proprietária da micromarca de acessórios Dona Lika, a artesã planeja incorporar a novidade da chita no reaproveitamento de papel, plástico e vidro. Esses insumos são resgatados da destinação ao lixo, a partir de doação de particulares e comércios.
“A Emater abre nossos olhos para a criatividade e para alternativas de venda. Eu sou muito grata porque a Empresa me enxerga como empresária e me estimula a fazer melhorar e crescer meu negócio”, conta.
Calendário - O próximo curso da Emater para às mulheres de Outeiro deve ser realizado até o meio de junho. Dessa vez, o tema escolhido será "biscoitos variados", com foco no público consumidor das praias nas férias de julho.
Texto: Aline Miranda/Ascom Emater