Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Servidores da Sedap participam de oficinas e visitas técnicas do ‘Marajó Sustentável'

Mais de 200 famílias já foram beneficiadas no município de Portel, e o projeto deve se estender para Anajás, Gurupá, Melgaço, Muaná, entre outros

Por Rose Barbosa (SEDAP)
01/06/2023 14h12

Engenheiros agrônomos da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) participam no município de Breves, na Região de Integração do Marajó, de uma oficina do projeto Amazônia mais Sustentável. A programação é uma realização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e ocorre no campus do Instituto Federal do Pará (IFPa). 

Além das oficinas – iniciadas no último dia 11 no município de Soure, também no arquipélago do Marajó – a programação inclui visitas técnicas aos beneficiários do projeto Marajó Sustentável de Seringais Nativos. A iniciativa está sendo implantada em Portel e busca reativar os seringais, explicou o engenheiro agrônomo do Núcleo de Planejamento da Sedap (Nuplan), Ozias Aquino. Além dele, a Sedap está representada na programação pelo engenheiro agrônomo, Ariolando Belfort, da Diretoria de Agricultura Familiar da Sedap (Dafa). 

“Fizemos visita à comunidade de  Santa Maria e Santo Antônio, onde possivelmente será realizado um evento de visita do excelentíssimo senhor governador do Estado, quando conhecerá os produtos das seringueiras, borracha , artesanato e biojoias e entregará certificados para os multiplicadores qualificados, emissão de Cadastros de Agricultores Familiares e alguns contratos formalizados de crédito rural”, adiantou Ozias Aquino.

Capacitação-  O Projeto Marajó Sustentável, lançado em novembro de 2022, pelo Governo do Pará, capacita extrativistas para a cadeia produtiva da borracha - da extração à comercialização. As ações são desenvolvidas pela Sedap. 

Em Portel, mais de 200 famílias já foram beneficiadas e outros cinco municípios vão receber ações do 'Marajó Sustentável'. São os municípios de Anajás, Gurupá, Breves, Muaná e Melgaço 

O idealizador do projeto, Paulo Sérgio Botelho Soares, está participando da programação promovida pelo Mapa. Além dele e dos servidores da Sedap, o evento conta com a participação da socióloga Maria Zélia, da Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (Poloprobio), um dos executores do projeto. A secretaria municipal de Agricultura de Portel está  representada pelo secretário Ygor Diniz e a Emater Pará pelo técnico Jocimar Gonçalves.