'Arraial do Pavulagem' e Banda de Música do CBM animam campanha do 'Abelardo Santos'
Unidade hospitalar, em Icoaraci, tem atrações especiais para embalar a campanha de doação de sangue e de cadastro para doação de medula óssea
Nos dias 1° e 2 de junho, uma onda de amor e solidariedade, tomará conta do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. É que a maior unidade de saúde pública do Estado do Pará, promoverá uma grande campanha de doação de sangue e de cadastro para doação de medula óssea, em parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa).
Com o tema junino, Forrozeiros Solidário, a missão da campanha é sensibilizar e captar doadores para ajudar a manter os estoques abastecidos. Nestes dois dias de evento, a ação terá participação da Banda Musical do Corpo de Bombeiros Militar e também de parte do Arraial do Pavulagem. As atrações devem animar com muita música e cores essa festa de amor ao próximo promovida pela unidade.
Hospital Dr. Abelardo Santos entra na quadra junina com ação solidária de doação de sangue
“Este será um momento descontraído, com o objetivo de conscientizar os usuários e os colaboradores sobre a importância de doar sangue. Vale lembrar que uma bolsa pode salvar até quatro vidas. Além, deste evento, temos, constantemente, um trabalho de captação junto aos acompanhantes e familiares dos pacientes”, disse Jean Cleber, diretor-geral do HRAS.
Agência
O HRAS, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), mantém uma Agência Transfusional, que atende os 340 leitos da unidade, nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e UCIs (Unidades de Cuidados Intermediários), além do bloco cirúrgico e da Unidade de Urgência e Emergência.
“Temos meta de captação definida pelo Hemopa para os hospitais. Por mês, temos de enviar 50% do que usamos. Parece fácil, mas não é. Lembrando que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas”, informou a médica Bárbara Freire, diretora Técnica do HRAS.
Meta
O objetivo da unidade hospitalar é alcançar a meta de 120 doadores por dia, totalizando 240 doações. O Abelardo Santos, em média, faz 400 transfusões de sangue a cada mês.
Desse quantitativo, precisa encaminhar mensalmente ao Hemopa pelo menos 50% do que utiliza, para contribuir com a manutenção nos estoques da Fundação, responsável pela distribuição dos hemocomponentes para todo o Estado.
Serviço: Os interessados podem procurar a unidade na Avenida Augusto Montenegro, S/N, no bairro da Agulha, no distrito de Icoaraci, em Belém.
Critérios para doação:
• Ter tido boa noite de sono;
• Ter mais de 50 kg;
• Ter entre 16 e 69 anos;
• Estar alimentado;
• Portar documento de identidade original com foto;
• 10 dias após ter tido Covid-19;
• Sete dias após contato com a Covid;
• 48 horas após a vacinação contra a Covid (vacina Coronavac/Sinovac);
• Sete dias após a vacinação (vacinas Oxford/AstraZeneca/Pfizer/Janssen).
Texto de Roberta Paraense
