Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Profissionais de educação especial da rede estadual recebem capacitação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/04/2018 00h00

Técnicos e professores que trabalham com educação especial na rede estadual de ensino participam, até sexta-feira (27), na Escola de Educação Tecnológica Professor Anísio Teixeira, do Seminário paraense de multiplicadores para a educação especial na perspectiva da inclusão. Promovido pela Coordenadoria de Educação Especial e Centro de Formação de Professores da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o evento reúne cerca de 100 profissionais, representantes de 22 Unidades Regionais de Ensino (UREs).

Com programação que inclui palestras, mesas de debates, relato de experiências e exibição de filmes, o evento tem como objetivo a formação continuada de profissionais que atuam na rede regular de ensino, para que sejam multiplicadores da política da educação especial e inclusiva. "Desta forma, os profissionais contribuem para o acesso e permanência na escola de alunos com deficiências, transtorno do espectro do autismo e alunos com altas habilidades e superdotação", diz a especialista em Educação Especial Renata Medeiros.

Atualmente, no Pará, há 1,7 mil professores especializados, que atendem cerca de oito mil alunos com necessidades educacionais especiais matriculados na rede estadual. Entre eles, o professor e coordenador de Educação Especial da URE 15 – que atende Conceição do Araguaia, Parauapebas e Xinguara –, Welinton Paulo. "A capacitação é necessária e muito importante para a reciclagem e atualização do conhecimento. O que aprendemos aqui vamos repassar aos cerca de 100 profissionais que atuam na URE 15, com a finalidade de sempre prestar o melhor atendimento aos alunos", comenta.