Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS

Governo entrega CRAS da Vila de Americano, em Santa Izabel, e garante assistência social à população

Unidade irá assegurar cidadania por meio de assistência social com atendimento psicológico e acesso a benefícios sociais

Por Lilian Guedes (PC)
27/05/2023 13h03

Para garantir a assistência social para a população do município de Santa Izabel do Pará, na região de integração do Guamá, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), em parceria com a Prefeitura, executou as obras de reconstrução e ampliação do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na Vila de Americano. A entrega da unidade foi realizada, neste sábado (27), pelo governador Helder Barbalho.

“Aqui, hoje, nós já entregamos benefícios para a população como o 'Sua Casa', o 'Credcidadão', entregamos também, junto com a Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Obras, o CRAS de Americano, obra muito bonita em homenagem a uma grande guerreira de Americano”, disse o governador. 

O espaço será fundamental para garantir a assistência para a população, com oferta de serviços para a proteção e atendimento integral à família, pessoas com deficiência, idosos, vítimas de trabalho infantil e beneficiários de programas sociais, como destaca a secretária municipal de assistência social, Ádria Tavares. 

“Hoje é um dia muito feliz pra todos nós. Sabemos da necessidade para o distrito de Americano, que em termo de acessibilidade é um pouco distante do centro da cidade, então, havia necessidade de montar um espaço que atendesse essa comunidade no próprio local. Então surgiu a ideia de ter esse CRAS que vai atender cerca de 1.600 famílias que já temos cadastradas. Nós vamos atender com vários serviços, toda a nossa equipe da prefeitura já está a postos para receber essas pessoas e é de muita utilidade porque, na assistência social, nós temos vários serviços e uma demanda reprimida que precisa desses atendimentos”, comemorou a secretária.

O CRAS recebe o nome de Camélia Gaby Ferraz, pessoa que lutou no município através de projetos sociais e tinha o sonho de ter um centro como esse na Vila de Americano. Para a orientadora social Joacele Andrade, o espaço é uma conquista e sonho antigos da população. 

“O espaço é algo muito importante para a nossa comunidade, bem esperado porque antes a gente não tinha um CRAS, então, é especial para nós. Vamos fazer atendimento de Bolsa Família, vai ser tudo muito mais fácil e melhor pra eles. Eu, como orientadora social, vou estar com as crianças e adolescentes fazendo as atividades com eles. É muito importante para a nossa comunidade”, disse a orientadora.

Ao mesmo tempo, a unidade promove atividades, acompanhamentos psicológicos e orientações sobre programas sociais do governo federal. 

Estrutura - Com a reconstrução e ampliação do CRAS, a unidade terá condições adequadas e uma estrutura melhor para atender a população da Vila de Americano. Com os serviços concluídos, o espaço foi de cerca de 164 metros quadrados para, aproximadamente, 240 metros quadrados. O prefeito Evandro Watanabe salientou a importância da obra e dos demais investimentos da gestão estadual em parceria com a municipal. 

“Um dia importante, hoje, aqui com a presença significativa do nosso governador e de toda essa equipe do governo por estarmos vindo com uma felicidade muito grande, através do convênio que o Governo do Estado possibilitou, que nós fizéssemos a tão sonhada obra do CRAS, no nosso distrito de Americano, uma obra histórica e que não acaba por aí porque brevemente o nosso governador vem entregar também o Mercado Municipal de Americano”, destacou o gestor municipal.

Os serviços foram realizados pela Seop com um o investimento de cerca de R$ 500 mil reais e contemplaram serviços de instalação da cobertura, revestimento, pavimentação, pintura, demolições, infraestrutura, prevenção e combate a incêndio, coreto e instalações hidrossanitárias e elétricas.

O prédio é composto por salão de entrada, sala multiuso, sala de recepção e espera, atendimento familiar, pátio coberto, dentre outros espaços. 

Com colaboração de Lucas Germiniani/Ascom Seop