Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Parceria garante 300 mil sementes de cacau para municípios do sul e sudeste paraenses

Ação conjunta da Sedap, pela regional de Carajás, com o Ideflor Bio, Ceplac e Seagri, beneficiará agricultores de municípios 

Por Rose Barbosa (SEDAP)
26/05/2023 16h38

Produtores rurais de 19 municípios atendidos pela regional de Carajás da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca ( Sedap) serão beneficiados com o repasse de 300 mil sementes de cacau, adquiridas junto à Comissão Executiva da Lavoura Permanente de Cacau ( Ceplac). As sementes chegaram nesta semana  ao município de Marabá, onde está instalada a regional, e desde o último dia 23 começaram a ser distribuídas nos municípios contemplados. Do grupo de municípios atendidos, 11 aderiram ao Projeto Territórios Sustentáveis ( TS). 

A aquisição e o repasse das sementes são frutos de uma parceria entre  a Ceplac,o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará(Ideflor Bio Carajás), da Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá ( Seagri) e da Sedap, através da sua regional na Região de Integracão de Carajás. 

Territórios- O coordenador regional da Sedap, Fábio Henrique Oliveira,  informou que  os   municípios que integram o projeto Territórios Sustentáveis e que foram beneficiados com as sementes estão Piçarra,Eldorado dos Carajás ,Rondon do Para Jacundá ,São Domingos do Araguaia, São Joao do Araguaia ,São Geraldo do Araguaia ,Nova Ipixuna,Tucuruí ,Goianésia do Pará e Breu Branco.

“Serão  300 hectares de sistemas agroflorestais com cacau implantados para os pequenos agricultores desta regional”, anunciou Fábio Oliveira. Ele explicou que a Ceplac fez o repasse das sementes ao Ideflor Bio que por sua vez contribuiu com a entrega para a Sedap tendo como finalidade  atender aos municípios trabalhados dentro do TS.

“Tivemos a parceria da Seagri quem foi buscar as sementes na Ceplac”, esmiuçou o coordenador regional. Ele explicou,  ainda, que serão beneficiados de 15 a 20 agricultores atendidos dentro do sistema agroflorestais em cada município.

No total, os municípios contemplados com o repasse das sementes são Parauapebas, Palestina do Pará, Piçarra,  Eldorado dos Carajás, Rondon do Pará,  São Domingos do Araguaia,Jacundá, Bom Jesus do Tocantins, Itupiranga, Nova Ipixuna, Abel Figueiredo, Canaã dos Carajás, Curinópolis, Marabá, Tucuruí,  Goianésia, Breu Branco e São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.