Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIDA SAUDÁVEL

Emater promove curso de alimentação saudável para artesãs em Salvaterra

Receitas nutritivas, que garantem saúde e aproveitamento integral de frutas e legumes, são ensinadas por extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural

Por Governo do Pará (SECOM)
24/05/2023 17h07

As artesãs aprendem receitas com impacto direto na saúde e no orçamento familiarMulheres artesãs da Vila de Joanes, município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, participam de uma oficina sobre aproveitamento integral dos alimentos ministrada por extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Na oficina, as participantes aprendem receitas de suco detox de abacaxi; farofa, bife, brigadeiro e refogado de casca de banana; bolo de banana sem açúcar; doces da casca de maracujá e melancia; casca de laranja cristalizada; cookies de aveia e coco; bolo de arroz; pizza de berinjela; falso siri e tempero completo.

O objetivo é desenvolver a criatividade no preparo de receitas nutritivas e com qualidade para diminuir os riscos de contaminação dos alimentos e promover a saúde; aplicar boas práticas de manipulação; promover a diversificação alimentar com receitas inovadoras e nutritivas, e incentivar o incremento de renda.Participantes da oficina promovida em Salvaterra

“O curso é de extrema importância a todos, pois com uma alimentação saudável prevenimos as doenças e melhoramos nossa saúde. A Emater tem profissionais habilitados no quadro, e vamos enfatizar ainda mais essa temática valorizando os extensionistas sociais. Todos os produtos utilizados são encontrados nas propriedades rurais, como banana, abacaxi, maracujá e laranja, e ao utilizar produtos como cascas e fruto combatemos o desperdício, possibilitando assim o aproveitamento integral dos alimentos”, explicou a supervisora do Escritório Regional das Ilhas, engenheira agrônoma Katharine Tavares.

Aproveitamento - A ação, que reúne cinco técnicos da Emater, está sendo realizada na Associação Educativa Rural e Artesanal da Vila de Joanes (Aeraj) e envolve 15 associadas. Uma das participantes é Conceição Elisabeth Moraes de Sousa, 66 anos, consumidora assídua de produtos naturais.“Eu amei fazer essa oficina. Apesar de gostar muito de produtos naturais, eu nunca tinha participado de um curso assim. É a primeira vez, e espero que outras oficinas sejam realizadas aqui, para nós participarmos”, contou.

Casada, mãe de três filhos e com seis netos, a artesã disse que a oficina reforçou a conscientização sobre aproveitamento dos alimentos e cuidado com a saúde. “Eu quero continuar cuidando bem da saúde da minha família, oferecendo a eles alimentos saudáveis, além de reaproveitar os alimentos que antes iam para o lixo”, informou.

Artesã e cozinheira, Silvia Negrão, 52 anos, vende comida pelo sistema delivery durante a semana, e nos feriados e meses de férias escolares aproveita para conseguir renda extra com a venda de pastel na praça de Joanes.

Na oficina, ela viu a possibilidade de incrementar seus produtos. "Foi impressionante ver coisas práticas do nosso dia a dia que a gente descarta durante o preparo das refeições, mas que a gente aprendeu a aproveitar. Durante a oficina fiquei imaginando como posso aproveitar os alimentos para ser criativa nas minhas refeições e nos recheios dos pastéis", disse Silvia, garantindo que "o curso foi ótimo!".

Texto: Sarah Mendes – Ascom/Emater