Caravana do 'Água Pará' faz mais de mil cadastros em três municípios
Famílias de baixa renda em São Francisco do Pará, Inhangapi e Castanhal tiveram acesso ao benefício na conta de água garantido pela Cosanpa
A caravana de cadastramento do Programa “Água Pará”, realizado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), ficou por quatro dias em Castanhal, município da Região Metropolitana de Belém. O benefício garante o pagamento de até 20 mil litros de água para famílias de baixa renda.
Cadastramento de famílias durante a carava do programa social do governo do EstadoSó nesta semana, mais de mil pessoas fizeram o cadastramento em três municípios paraenses. Na segunda e terça-feira (15 e 16), a caravana passou por São Francisco do Pará, e na quarta-feira chegou a Inhangapi, ambos municípios da região Nordeste. Na quinta e sexta (18 e 19), e no sábado (20) e domingo (21) a ação ocorreu em Castanhal.
A moradora Ana Célia, que soube da caravana por redes sociais, esteve no sábado (20) na Escola Municipal Luiz Paiva para fazer o cadastramento. “A gente já estava com essa preocupação, e agora vai ser um valor que vai aumentar na renda. A gente já vai ter mais um dinheiro extra, e só tem a agradecer. Todos os vizinhos próximos de casa vieram também”, disse a dona de casa.
Desde a última quinta-feira (18), 585 moradores fizeram o cadastramento em três escolas de Castanhal. Para garantir o benefício é necessário estar ligado à rede de abastecimento da Cosanpa, ter o Cadastro Único (CadÚnico) ou ser atendido pelo Bolsa Família. No momento do cadastro é preciso apresentar a conta de água em nome do solicitante, RG, CPF e o número do NIS.
Nos pontos de ação da caravana também foi possível fazer o recadastramento, serviço importante para quem já tem o benefício.
Segundo Robson Querino, coordenador Operacional do “Água Pará”, atualizar os dados pessoais é essencial para não perder o direito ao pagamento da conta de água. “Nós estamos rodando o Estado nos locais onde tem a Cosanpa justamente pra fazer o recadastramento desses clientes, já que muitos, pra gente, são invisíveis, porque a conta está no nome do marido e a esposa que possui o benefício. Pra tê-lo, o mesmo usuário do sistema tem que ser o beneficiário do Programa. Tem que se ser feito o recadastramento porque, caso haja alguma inconsistência, o benefício pode ser cancelado”, informou o coordenador.
Alcance social - Lançado em 2021, o “Água Para” já beneficiou mais de um milhão de pessoas nos 54 municípios atendidos pela Cosanpa. É a fatura mensal paga pelo governo que faz a diferença no orçamento de centenas de famílias.
“Esse é um dos maiores programas sociais do Governo Helder Barbalho. Nós vamos continuar cadastrando as pessoas, para que possam usufruir desse grande programa do Estado. A nossa preocupação é para que as pessoas que mais precisam possam ter água de qualidade, se beneficiando desse programa”, ressaltou o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior.
Serviço: Para obter mais informações sobre o Programa "Água Pará" o interessado deve acionar os seguintes contatos, de segunda a sexta-feira, das 08 h às 17 h: (91) 98625-0636 / (91) 98624-2882 / (91) 98547-6012 / (91) 98541-1585 / (91) 98625-2882 / (91) 98624-5337.