Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

CredCidadão e títulos de terra: Castanhal recebe fomento à economia e ao desenvolvimento rural

Microempreendedores e agricultores tiveram acesso a linhas de crédito e à regularização fundiária e ambiental

Por Ronan Frias (SECOM)
19/05/2023 19h54

Em uma ação inédita, o governo do Estado entregou a famílias do município de Castanhal 100 Cartas de Crédito do Programa CredCidadão e 24 títulos de terra, fruto da regularização fundiária e ambiental. A entrega ocorreu ontem (19) durante assinatura da implantação da Usina da Paz no município. “Nós temos o compromisso de universalizar a cidadania, e para isso é fundamental a nossa parceria com cada cidadão e cidadã”, ressaltou Helder Barbalho.As cartas de crédito beneficiam microempreendedores

Para o presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Bruno Kono, a ação de hoje é fruto de uma grande parceria interinstitucional. “O nosso trabalho entregue hoje não é apenas um título. Nós estamos fazendo ainda a regularização fundiária e ambiental. Isso só foi possível graças ao trabalho de todo o governo por meio do Iterpa, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater)”, informou Bruno Kono.

O Programa de Regularização de Terras, realizado por meio do Iterpa, é um dos mais eficientes instrumentos de promoção da regularização fundiária e ambiental do Pará, e busca combater o desmatamento e contribuir para a melhoria das condições socioambientais no campo, a recuperação de áreas degradadas e a promoção da produção familiar comunitária.

Estímulo à economia - Já o CredCidadão é o programa do Governo do Pará que concede linhas de crédito para estimular a economia e investir no comércio local. Um microcrédito com juros baixos, no máximo de 1% ao mês, que pode ser renovado. Voltado para microempreendedores formais e informais, o Programa concede linhas de crédito de até R$ 5 mil, em condições especiais, para estimular a economia nos municípios.

Conceição Barbosa vai incrementar a produçãoConceição Barbosa recebeu a carta de crédito no evento. A cozinheira contou que vai aproveitar o recurso para aumentar as vendas. “Na crise em que nós estamos, essa ajuda chegou em boa hora. Vou comprar material para poder vender meus salgados. Trabalho nisso já há 12 anos”, contou a autônoma.

De acordo com Brasilino Assunção, diretor-geral do Programa CredCidadão, a iniciativa tem o objetivo de impulsionar profissionais de vários setores da economia. “Estamos entregando 100 cartas de crédito no bairro Jaderlândia. O investimento de R$ 300 mil vai atender a uma gama muito grande de profissionais que precisam dessa ajuda para iniciar, aumentar e evoluir nos negócios. O governador Helder nos orientou a levar o CredCidadão para todos os municípios, para gerar renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Brasilino Assunção.