Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Ideias sustentáveis e produção científica pautam Semana de Enfermagem do Ophir Loyola

Enfermeiros e residentes apresentaram soluções para a melhoria dos processos de enfermagem da instituição hospitalar, referência em oncologia

Por Leila Cruz (HOL)
19/05/2023 15h51

O Hospital Ophir Loyola (HOL) realizou a programação pela 84º Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), no período de 15 a 19 de maio. Com o tema “Valorização  do Trabalho em Enfermagem com Desenvolvimento Sustentável e Bem Viver”, o evento é comemorativo ao dia 12 de maio – Dia internacional do Enfermeiro, e ao dia 20 de maio – Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. Palestras, produções científicas, homenagens, apresentações culturais e ideias sustentáveis fizeram parte da programação. 

A enfermeira Bruna Lira, que é coordenadora administrativa do Centro de Diagnóstico Por Imagem, desenvolveu um aplicativo móvel para orientar enfermeiros e usuários na realização de exames de imagem. O app denominado “Amei HOL” foi desenvolvido a partir da dissertação de mestrado profissional e auxilia esses grupos sobre o preparo necessário para a submissão a diversos exames de alta complexidade. A versão já está disponível no Google Play para smartphones.

“É um app voltado para a realidade vivenciada no Ophir Loyola com a finalidade de ajudar o profissional a realizar a prescrição de enfermagem com mais segurança, baseado no conteúdo do protocolo físico atualizado. Os benefícios se estendem aos nossos pacientes, os quais conseguem ter acesso às instruções de preparo de casa por meio de uma linguagem simples e direta. Eles também conseguem sanar dúvidas sem precisar ligar para o hospital”, destacou Bruna Lira.

O hospital é certificado como Hospital de Ensino e Pesquisa e destacou a produção científica durante a semana comemorativa. “Esse incentivo é essencial para o crescimento organizacional porque possibilita a identificação das necessidades no âmbito científico, gerencial e assistencial. E também encontra soluções em conformidade com a especificidade do hospital e da pessoa com câncer que está inserida no contexto amazônico, por meio da produção de conhecimentos confiáveis com a finalidade de otimizar recursos, direcionar ações, qualificar profissionais e transformar a realidade”, informou a enfermeira Clarissa Mendes.

Durante a abertura realizada no auditório do Arte Doce Hall,  a diretora-geral, Ivete Vaz;  o diretor clínico, João de Deus; a coordenadora do Centro de Suporte de enfermagem, Eliete Morais; a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn - Seção Pará), Ilma Pastana; a presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Daniele Cruz e o presidente dos Sindicatos dos Enfermeiros, Alzinei Simon, deram às boas vindas aos presentes. Em seguida, a Banda de Música da Guarda Municipal de Belém tocou sucessos da música popular brasileira e paraense. 

Enfermagem é o maior contingente da área de saúde

A ciência da enfermagem é direcionada ao cuidado do ser humano, portanto é constantemente atualizada e editada a fim de contribuir para a formulação de diagnósticos, planejamento e avaliação dos cuidados. Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem representam o maior contingente da área de saúde e atuam 24h com os pacientes.  São eles que atuam em todas as etapas do tratamento, desde a entrada até o momento da alta hospitalar.

A enfermeira-chefe do HOL, Eliete Morais, destaca a  importância da assistência qualificada  com ênfase no conhecimento e numa abordagem holística que geram as intervenções de enfermagem para o auxílio na recuperação e reabilitação dos usuários. 

“Em nossa realidade de alta complexidade lidamos com pacientes acometidos por doenças graves e complexas. Esse cenário exige conhecimento técnico e científico necessário à oferta de um cuidado sistematizado e direcionado a diversas situações de enfermidades e estados críticos. Mas também o cuidado do ser humano em sua totalidade, como alguém que possui família, cultura, crenças, valores, princípios e experiências. O cuidado de enfermagem une esses dois aspectos”, ressaltou.

O Centro de Suporte de Enfermagem é composto por 133 enfermeiros, 517 técnicos e 107 auxiliares de enfermagem, distribuídos nas clínicas de internação, áreas administrativas e urgência e emergência oncológica. Ao total, 88 servidores da equipe de enfermagem com mais de 25 anos de serviços prestados aos usuários do hospital foram homenageados.

Auxiliar de enfermagem Helena Souza foi uma das homenageadas durante a programaçãoHelena Souza ingressou no hospital como auxiliar de cozinha em 1973, mas após curso técnico foi promovida à auxiliar de enfermagem em 1979. “Eu já passei por diversos setores e penso que a assiduidade, a dedicação e a empatia são qualidades fundamentais para atuar na enfermagem. Para além da técnica, é preciso ter amor e carisma para cuidar dos nossos pacientes, saber lidar com o sofrimento e levar conforto e esperança de dias melhores”, disse.