Pará leva mini-procissão do Círio, Çairé e Marujada para feira turística em São Paulo
Iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) quer atrair turistas de todo o país para o território paraense com foco no turismo religioso
O Pará se destaca como destino turístico religioso na 16ª edição da ExpoCatólica, a maior feira de negócios e promoção do segmento religioso católico da América Latina, que ocorre de 18 a 21 de maio, no Centro de Eventos Promagno, em São Paulo. A participação paraense, através da Secretaria de Estado de Turismo, será em estande ambientado com as manifestações religiosas e culturais paraenses, como o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém; a Marujada de São Benedito, em Bragança; e o Çairé, em Santarém.
A novidade deste ano será a realização de uma mini-procissão do Círio, que percorrerá os corredores do centro, oportunizando aos expositores e público visitante, vivenciar e participar desse momento, incentivando os turistas a conhecerem a festa no segundo domingo de outubro. O cortejo será celebrado pelo padre Antônio Maria. Ele conduzirá cânticos marianos, com destaque para o cântico Senhora da Berlinda, feito exclusivamente para homenagear a padroeira da Amazônia: Nossa Senhora de Nazaré.
Segundo o titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Eduardo Costa, a ExpoCatólica é uma grande oportunidade de promover e consolidar o Pará como destino turístico para quem busca religiosidade. “A religiosidade é uma marca muito forte do paraense. Temos uma ligação de muita fé com Nossa Senhora de Nazaré, com São Benedito, e nossas manifestações são ricas em cultura, simbolismo, religião, significativas para nosso povo. Nosso estado é atrativo, atende ao trade turístico e participar seja do Círio, da Marujada ou Çaíre será uma vivência singular e muito rica ao turista e ao romeiro”, sinalizou o secretário.
A ação conta com o apoio da Pastoral de Turismo e da Diretoria da Festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
ExpoCatólica- A feira reúne expositores e fornecedores de todas as áreas do segmento de turismo religioso. Os visitantes vêm de todos os lugares do país. Padres, bispos, diáconos e religiosos, consumidores e vendedores. Nesta edição, o turista religioso também estará presente, romeiros, peregrinos, agentes de turismo, estudantes e profissionais do trade. O evento vai ocupar um espaço com mais de 25 mil metros quadrados, divididos em três andares, onde acontecerão seminários, congressos, exposição de móveis e equipamentos, arquitetura religiosa, áreas para livros, materiais para liturgia, arte sacra, tecnologia e comunicação. Além de novo local, também acontecerão simultaneamente à feira, pela primeira vez, os Congressos de Gestão Eclesial, realizados pela Revista Paróquias e Catequistas Brasil. Ao todo serão 6 congressos de gestão, um seminário para coordenadores de catequese, bem como a 1ª edição do Festeiros, um seminário para organizadores de festas religiosas.
Texto de Sâmia Maffra / Ascom Setur