Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa promove jornada científica e valorização profissional da Enfermagem

De acordo com o hospital paraense, o trabalho abrangente da Enfermagem contribui para qualificar os serviços ofertados a usuários

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
18/05/2023 13h46

Santa Casa promove palestras, cursos e dinâmicas com temas relevantes para a profissão de Enfermagem, e uma etapa social com o reconhecimento dos profissionais em destaque. A gerente geral de enfermagem da Fundação Santa Casa, Benedita Martins diz que a importância da existência e da atuação de enfermagem em um sistema complexo, como é o nosso, reside na cobertura assistencial nas 24h, de forma alinhada a um instrumento fantástico de comunicação interprofissional, que é o plano terapêutico do paciente.

"No princípio, a comunicação efetiva, que é uma das metas da política nacional de segurança do paciente, ficava de certo modo por conta de cada profissional e sua performance individual. Porém, com a evolução dos ecossistemas terapêuticos, com o aumento da pressão por qualidade, segurança e por resolutividade terapêutica, os instrumentos comunicacionais passaram a ser testados e institucionalizados", detalha Benedita.

Durante a abertura do evento o representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-Pa), Horácio Bastos falou do trabalho em fortalecer a representatividade profissional. “A semana de Enfermagem é importante para toda a categoria e é fundamental que fomentem cada vez mais esse tipo de programação, porque é o momento que se trabalha o encontro, o emocional, a pesquisa e a ciência. Momento que a gente aprimora o conhecimento com essas programações para trabalhar a assistência”.

“É dentro desse contexto que trabalhamos a ética, porque onde quer que  o profissional esteja, ele vai saber atender com respeito e dignidade e ética a sociedade que recorre a essa categoria, que tem em todo o estado mais de 96 mil profissionais de enfermagem. Só na Santa Casa tem mais de mil. É o maior corpo técnico, na área de enfermagem. Um percentual significativo e de qualidade”, destaca Horácio Bastos.

São 1.276 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, a maior categoria profissional atuante no hospital, representando mais de 40% de toda a força de trabalho da Santa Casa. 

Para Norma Assunção, diretora da Fundação Santa Casa, o profissional de enfermagem tem um olhar significativo no trato com os pacientes, quando dá  apoio naquele momento difícil e que o paciente reconhece e se sente apoiado no trabalho desse profissional. 

“E a semana da enfermagem na Santa Casa traz todo esse reconhecimento do trabalho de cada um, em cada setor do hospital. A parte científica é fundamental e o conhecimento é um legado que ninguém tira da categoria. E sem conhecimento não se consegue crescer, tanto na Santa Casa como em qualquer lugar que esse profissional trabalhe”, informa a diretora.

Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa, diz que a instituição vem implantando e inovando na área de tecnologia, entre essas ações ele destaca a meta do hospital sem papel, além da administração de medicamentos de forma individualizada do paciente. 

“Uma maneira de economicidade e para isso o trabalho dos profissionais de enfermagem é vital para otimizar os recursos destinados para atender os pacientes. A gente tem total condição de fazer a diferença em todo esse estado, com esses avanços técnicos e com reconhecimento aos nossos pacientes, que vêm sendo atendidos com qualidade. Trabalhar em prol de nossos pacientes que vêm à instituição em busca dos cuidados, de atendimento e isso vocês sabem fazer como ninguém”, reforçou o gestor em sua fala.         

Programação - A programação que tem como tema: "Valorização do servidor de Enfermagem, Sustentabilidade e Inovação em saúde”, continua nesta sexta-feira (19), com a apresentação de trabalhos científicos e a entrega do 'Prêmio Valderez Andrade’. 

Com o foco na qualificação técnica e científica dos profissionais de enfermagem, sem abrir mão do tradicionalismo da profissão, a Semana de Enfermagem 2023, é composta por palestras, cursos e dinâmicas de temas relevantes para a profissão e uma etapa social com o reconhecimento dos profissionais em destaque, homenagem aos aposentados em 2022 e ao tradicional Baile de Enfermagem.

Como parte dos eventos será concedido o ‘prêmio Valderez Andrade’ aos profissionais destaques da enfermagem, fazendo o reconhecimento público desses servidores pelos relevantes serviços de Enfermagem prestados à sociedade.

"Para a escolha foram avaliadas a atuação desses profissionais em altos padrões de competência técnica, excelência comportamental e capacidade de gerar resultados, uma vez que assim, eles tornam efetiva a missão da Santa Casa, que é cuidar da saúde das pessoas, gerando conhecimento", afirma a gerente geral de enfermagem, Benedita Martins.

O nome do prêmio é uma homenagem à enfermeira Valderez Andrade, que dedicou 26 anos à Santa Casa, sendo considerada exemplo de responsabilidade, integridade e competência, tendo realizado importantes atividades técnicas e também ocupado cargos de gestão ao longo de seus anos de atuação na instituição.

Ascom / Fundação Santa Casa