Obras de pavimentação do ‘Asfalto por Todo o Pará’ avançam em Mosqueiro
Cerca de 50% dos serviços estão executados na nova etapa do programa na ilha pertencente ao distrito da capital paraense, Belém
Morador do bairro das Mangueiras, em Mosqueiro, Clementino Rodrigues, afirma que a chegada das obras do programa ‘Asfalto por Todo o Pará’ na travessa Bela Vista, já transformou para melhor a realidade da área, especialmente, em relação à mobilidade, à infraestrutura, à segurança e à qualidade de vida.
“Por aqui não transitava mais ninguém, cansei de ajudar pessoas a desatolar o carro, porque o mato era alto, com muita lama. Eram cobras e ratos passando na rua. Eu só conseguia sair de casa pela outra via paralela, porque a travessa Bela Vista não tinha mais condições. Escolhi Mosqueiro para viver tranquilamente com a minha família após entrar para a reserva da Marinha, mas já estava disposto a ir embora. E então com o programa, fomos olhados com carinho, entenderam as nossas necessidades e estão nos garantindo moradia digna. Já agradeci tanto a Deus. É uma felicidade e uma conquista enorme para Mosqueiro”, ressalta Clementino.
De acordo com Wlyelison Barbosa, engenheiro civil, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), as obras estão concentradas nos últimos 300 metros da travessa Bela Vista. Os serviços estão na reta da conclusão do revestimento asfáltico, sinalização horizontal, meio-fio, sarjeta e calçada. Aproximadamente 1 km de extensão da via recebeu serviços de drenagem pluvial profunda e terraplenagem.
Mais de R$ 58 milhões foram investidos em serviços de infraestrutura, nas duas primeiras fases do programa, em vias de Mosqueiro. Ao todo, são 29,4 quilômetros de vias. Cerca de 50% dos serviços estabelecidos pela Sedop, para essa nova etapa do programa em Mosqueiro, já foram executados.
“Estamos dando continuidade ao nosso programa de governo, o ‘Asfalto Por Todo o Pará’, com serviços de pavimentação, de asfalto, com meio-fio de qualidade, com terraplanagem, com calçada, sinalização, atendendo a demanda da nossa população. É a marca do nosso governo e esses asfaltos eu sei que vão trazer benefícios, dignidade e qualidade de vida para essas pessoas”, reforça o titular da pasta, Ruy Cabral.
Antônio Cláudio, morador da travessa Bela Vista há 14 anos, pontua que a realização das obras era uma solicitação antiga da população da área. “Nossa rua era só buraco desde o começo até o fim. Nós precisávamos de ajuda e com o Governo mais próximo da população, vendo as nossas necessidades, conseguimos melhorias para as nossas vidas. As obras ainda nem acabaram e já vemos a diferença. Vamos ter condições dignas de acesso, nossas casas serão valorizadas. É uma melhoria muito grande”, destaca.
O engenheiro civil destaca as obras do programa realizadas na travessa Eurico Romariz em Mosqueiro. “Foram 800 metros de serviços, que incluem rede de drenagem pluvial com a construção de bocas de lobo, poços de visita, alas de lançamento, terraplenagem, revestimento asfáltico, meio-fio, sarjeta e calçada. Era um pleito também antigo dos moradores por conta da água da chuva convergir para a via. Com a drenagem, ordenamos o escoamento pluvial, garantindo melhor segurança, não só a nível de trafegabilidade e mobilidade como de saneamento”, explica.
Mais obras – Nesta terça-feira (16), estão iniciando os serviços do ‘Asfalto por todo o Pará’, na passagem Los Angeles, entre a rua Variante e a rodovia Augusto Meira Filho, em Mosqueiro. Será aproximadamente 1 km de serviço executado, segundo Wlyelison Barbosa.