Usinas da Paz promovem curso de gastronomia com receitas da época junina
Com o módulo de Comidas Típicas, moradores poderão desenvolver habilidades e promover renda extra durante as festividades de junho
Alunos preparando o prato do diaComeçando os preparativos para as festas juninas do próximo mês, as Usinas da Paz de todo o Pará, iniciaram nesta terça-feira (16), o módulo de Comidas Típicas Juninas. A iniciativa é da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).
Na UsiPaz Antônia Corrêa, localizada no bairro de Nova União, em Marituba, ao longo do curso, os alunos irão aprender várias receitas dentro da temática junina, como mingau de milho branco, bolo de milho, bolo podre, pé de moleque, polenta frita, pamonha, paçoca, entre outras. Ao fim da capacitação, todas as participantes receberão um certificado de qualificação.
Moradoras do bairro União e participantes do curso de receitas juninas, Fátima Santos e Laide FigueiredoA dona de casa, Fátima Santos, já está planeando o que pretende executar após o curso. "Estou muito ansiosa para o período junino para ‘botar’ em prática tudo que aprendi e quem sabe fazer uma vendinha para garantir uma renda extra. Pretendo fazer vários outros cursos aqui, a Usina é ótima, pois dá oportunidade não só para mães e pais, mas para os nossos filhos também", declarou Fátima.
Além de ensinar o passo a passo de cada prato, todos os dias de aula contam com uma parte teórica onde é trabalhado a questão de origem e história da receita, além de precificação monetário de todos os ingredientes usados na cozinha. Laide Figueiredo, dona de casa e monitora escolar, destacou os benefícios e oportunidades que conseguiu através da Usina. "Foi um sonho que vi nascer, aqui no bairro Nova União, um lugar que era tão marginalizado, agora sempre que venho aqui fico maravilhada, sou bem recebida na Usina do porteiro até a recepção”, disse Laide.
Turma de Gastronomia da UsiPaz Antonia CorrêaA Laide, que mora em Marituba desde que nasceu, já está fazendo o terceiro módulo do curso de Gastronomia. “Moro em Marituba a minha vida inteira e vejo isso como uma benção, essa é a terceira vez que participo de um curso como esse, anteriormente participei de Comida Brasileira e também Prato Feito, antes era uma coisa inacessível para mim, tanto por conta de poder aquisitivo quanto em questão de distância, mas isso mudou graças ao complexo", explicou.
Serviço - Os cursos e oficinas de Gastronomia são promovidos em todas as Usinas da Paz de forma recorrente. Os documentos necessários para inscrição são: originais e cópias de RG, CPF, comprovante de residência. Outros serviços como emissão de documentos, consultas médicas e cursos profissionalizante, esporte e dança também estão disponíveis gratuitamente à população.
Texto de Lucas Sousa, sob supervisão de Aline Seabra (Nucom/Seac)