Adepará realizará cursos e oficinas em evento de apicultura e meliponicultura
Organizadores do evento, que ocorrerá em Parauapebas no segundo semestre, começam a elaborar a programação
Reunião com os organizadores do Apipará 2023, em ParauapebasA Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), por meio do Programa Estadual de Saúde das Abelhas, participou em Parauapebas, no Sudeste do Pará, de reunião para planejamento da programação do Apipará 2023, um dos maiores eventos da Apicultura e Meliponicultura do Estado, que será realizado em outubro no município.
Representantes de diversas instituições que coordenam o evento participaram da reunião, além da gerente do Programa Estadual de Saúde das Abelhas, Samyra Albuquerque, e da médica veterinária Glaucy Carreira, convidadas para a edição 2023. “Nós fomos convidadas pela coordenação a participar do planejamento da programação, e também devemos ministrar minicursos e oficinas abordando o cadastro e as doenças de notificação obrigatória durante o evento, que ocorrerá no segundo semestre”, informou a gerente.
Veterinárias da Adepará durante visita a apiário no Sudeste do ParáAs reuniões com os produtores da cadeia do mel ocorreram durante a semana de atividades realizada neste mês, na região no Sudeste, por técnicos da Agência que atuam no Programa Estadual de Saúde das Abelhas. Os fiscais desenvolveram atividades educativas e se reuniram com apicultores e meliponicultores de quatro municípios da região. O objetivo foi disseminar informações sobre prevenção de doenças e pragas nas colmeias.
Além de encontros com produtores de mel e reuniões técnicas com instituições parceiras, os fiscais fizeram cadastro de propriedades e vigilância em apiários e meliponários da região.