Em Cametá, Governo do Estado certifica mais 40 alunos do programa 'Qualifica Pará'
Com a presença do governador Helder Barbalho, concluintes receberam os certificados dos cursos de assistente administrativo e corte e costura
Durante agenda do Governo do Pará no município de Cametá, mais 40 alunos foram certificados pelo programa Qualifica Pará. A certificação realizada, nesta terça-feira, 16, contemplou alunos das turmas de assistente administrativo e corte e costura.
A certificação foi realizada pelo governador Hélder Barbalho, em meio a uma agenda de entregas no município.
“Hoje estamos entregando diversos serviços do governo do Estado, além de microcrédito, também entregamos, através da secretaria de assistência do Estado, os certificados de um importante programa para o governo estadual, que é o Qualifica Pará", afirmou o governador.
Ele enfatizou que o Qualifica Pará ouve a comunidade para fornecer cursos que qualifiquem a mão de obra. "Para que as pessoas com conhecimento tenham a capacidade, seja de abrir pequenos negócios, seja de conseguir um emprego, de gerar renda e poder, a partir do ensino e do conhecimento, caminhar com suas próprias pernas”.
Lucélia Rodrigues concluiu o curso de Assistente Administrativo. Para a aluna, o certificado garante novas informações para o gerenciamento do seu negócio.
“Vai ajudar muito na questão profissional, eu já tenho uma empresa, sou microempreendedora, trabalho com batedor de açaí e o curso vai me ajudar bastante em como administrar o meu trabalho, os ganhos, o lucro e quem sabe a realizar contratações mais pra frente”, comentou.
O programa dispõe de 1.452 turmas e 45 cursos que já atenderam, aproximadamente, 28 mil pessoas residentes nos 144 municípios paraenses. A coordenação do programa está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
Jurema da Conceição foi aluna do curso de corte e costura. Para ela é o começo de uma nova trajetória. “É o início de uma nova vida, especialmente na parte financeira. Aprendi novas técnicas da costura, através de um curso totalmente gratuito. Esse foi só o primeiro, que venham outros”.
Além da capacitação, o programa prevê um microcrédito voltado aos educandos, para permitir a compra de equipamentos e a estruturação do primeiro negócio, se houver interesse do aluno. O valor do crédito gira entre R$ 500 a R$ 5 mil, e está sob gerência do Banco do Estado do Pará (Banpará).