Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Seaster implanta unidade produtiva 'Hortas Sociais' na Usipaz Cabanagem

Iniciativa tem ações coletivas de produção sustentável de alimentos como tubérculos, verduras, legumes e frutos, e possibilita a gestão participativa

Por Camila Santos (SEASTER)
16/05/2023 15h42

Coletividade, sustentabilidade, capacitação e alimentação saudável são alguns dos aspectos que norteiam o "Hortas Sociais Pedagógicas no Pará", iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), e, implantada, na manhã desta terça-feira, 16, na Usina da paz da Cabanagem, em Belém. 

Com atividades coletivas de produção sustentável de alimentos, em especial, tubérculos, verduras, legumes e frutos, o projeto possibilita a gestão participativa e democrática de famílias beneficiárias; estimula a vivência comunitária; favorece o desenvolvimento econômico local e incentiva o cuidado com o solo e plantas a partir de palestras voltadas à comunidade escolar.

No Pará, o projeto é coordenado pela Seaster, através de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

"Nós estamos felizes e gratos por conseguir implantar mais uma unidade deste projeto que nos enche de orgulho. A horta, quando inserida em um equipamento público, beneficia não só os usuários desses serviços, mas também toda a comunidade do entorno, que agora pode desfrutar de uma série de hortaliças sem agrotóxicos e substituir os alimentos com conservantes por alimentos naturais" destacou a diretora de segurança alimentar e nutricional da Seaster, Nazaré Costa. 

Kelliane Fuscaldi coordenadora geral de educação alimentar e nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome também acompanhou o ato de entrega e reforçou a importância e os benefícios do projeto para a comunidade local. 

"Quando a horta está junto a esses equipamentos públicos, que ficam disponíveis para a sociedade, ela agrega um papel extremamente importante. Ela pode trazer uma melhor convivência entre as famílias beneficiárias, uma alimentação mais saudável, além de estimular o aprendizado para que outras pessoas possam levar esse conhecimento para a casa, já que aqui são recebidos alunos da rede de ensino. Então a horta tem um poder tremendo de transformação e de repasse de informação". 

A coordenadora ainda frisou que o Pará foi um dos estados  que mesmo em meio à pandemia, realizou com êxito a execução do convênio. "Essa iniciativa começou em 2019 por meio de um edital publicado pelo Ministério, onde foram selecionados seis estados para o envio de propostas, e somente o Pará e o Ceará conseguiram chegar na execução. Para nós é de uma alegria muito grande estar aqui vendo a consolidação desse projeto tão bonito", comentou. 

Esta é a quarta unidade produtiva implantada dentro das intermediações das Usinas da Paz, espaços que promovem a segurança e o desenvolvimento social em áreas vulneráveis, através dos mais diversos serviços, entre esporte, recreação, cultura e arte, cursos de capacitação, emissão de documentos e atendimentos médicos. 

Seu Valdevino Faria compõe uma das sete famílias de beneficiários que atuam diariamente no projeto, por meio do plantio, da colheita e da comercialização.

Nós só temos a agradecer pela oportunidade. Através dessa parceria nós nos auto ajudamos e alcançamos benefícios para todas as partes. É muito prazeroso estar aqui neste ambiente e conviver com esta natureza". 

Roseane Araújo, representante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Conseans), ainda reafirmou que "enquanto conselho, ver um projeto como este que vai contemplar toda uma comunidade, um bairro, é uma felicidade muito grande. As hortas vêm para incluir, garantir alimentação saudável e de qualidade na mesa do cidadão". 

Hortas Sociais

O projeto foi criado com o objetivo de impulsionar a inclusão e promoção social de famílias em situação de risco, vulnerabilidade social e econômica que residem em localidades de alto risco. As ações desenvolvidas partem do plantio e colheita como ferramentas de formação, capacitação, sustentabilidade, fortalecendo os programas relacionados à segurança alimentar e nutricional e contribuindo na garantia de uma alimentação saudável, em quantidade e qualidade.

Hoje marca a inauguração de mais um equipamento social e pedagógico, que vai garantir uma alimentação mais saudável.  As hortas trazem esses alimentos orgânicos, limpos,  o que garante a este lugar um papel múltiplo como instrumento de educação ambiental, de alimentação de qualidade e também de geração de renda para a comunidade", frisou Walter Nazareno, membro da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional.