Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Em Marabá, Hospital Regional do Sudeste do Pará abre Semana de Enfermagem  

Programação destaca a importância da enfermagem no processo de recuperação dos pacientes. 

Por Ascom (Ascom)
16/05/2023 10h15

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, iniciou na última segunda-feira (15) abriu a programação da Semana de Enfermagem. O evento segue até o dia 18, e conta com ações culturais, rodas de conversa e palestras que destacam a importância da enfermagem no processo de recuperação dos pacientes. 

Alan Ferreira, diretor assistencial do hospital, destacou que a iniciativa é uma oportunidade de qualificação, e valorização do trabalho dos colaboradores da área da unidade. “Iremos homenagear a dedicação desses profissionais, que atuam com comprometimento nos cuidados aos pacientes. Esperamos proporcionar também aprimoramento dos seus conhecimentos para que possamos continuar oferecendo serviço de qualidade e excelência à sociedade", ressaltou. 

Durante a Semana, os profissionais de enfermagem que atuam na unidade do Governo do Pará também terão acesso a uma série de atividades complementares que visam promover o bem-estar no ambiente de trabalho, com a realização de sessões de ginástica laboral, embelezamento e massagem relaxante. 

“Reiteramos nossa gratidão e admiração aos profissionais de enfermagem, que são verdadeiros guerreiros em nossa luta pela saúde da população. O Governo do Estado do Pará é parceiro e aliado na busca por melhores condições de trabalho e valorização da profissão", ressaltou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho. 

Dedicação – Ricardo Leandro, enfermeiro com dois anos de experiência na instituição, destaca que a enfermagem é uma profissão que demanda muito esforço, mas que traz grande realização pessoal. "Não há sensação mais gratificante do que saber que estamos fazendo a diferença na vida de alguém. Desejo que esta semana seja um momento de reflexão, aprendizado e celebração", declarou. 

Já a enfermeira Luana Oliveira, que atua no HRSP há cerca de três anos, explica que a enfermagem é fundamental no cuidado com o paciente e na prevenção de doenças. “Somos responsáveis por administrar medicamentos, monitorar os sinais vitais, acompanhar o estado de saúde dos pacientes, além de realizar procedimentos técnicos e cuidados com a higiene e conforto dos pacientes”, destacou.  

O diretor executivo do HRSP, Benjamin Ferreira, ressaltou a importância da enfermagem como um pilar fundamental da saúde. "A enfermagem é uma das profissões mais nobres e admiráveis. São esses profissionais que estão ao lado do paciente 24 horas por dia, garantindo o cuidado, o conforto e a segurança necessária para a sua recuperação", enfatizou. 

Assistência social – Ainda na segunda-feira (15), o Regional de Marabá promoveu atividades em homenagem ao dia do Assistente Social. Com rodas de conversa para pacientes e familiares, a iniciativa reconheceu a importância dos profissionais na humanização e garantia de direitos. 

O paciente Levi Sousa, 43 anos, morador de Marabá, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), fala da importância da assistente social na sua recuperação. “Quando cheguei ao hospital, estava completamente perdido, sem saber como lidar com tudo o que estava acontecendo. Estes profissionais me ajudaram a entender a minha condição de saúde e orientaram sobre os cuidados que deveria ter para me recuperar mais rapidamente”, relatou.  

Cinthia Hoana, assistente social que atua no HRSP, explicou que o momento proporcionou espaço de acolhimento e escuta ativa, com orientações sobre serviços aos usuários. "Nossa equipe oferece acolhimento diário para pacientes e suas famílias, identificamos também necessidades sociais e econômicas dos usuários, e fornecemos orientações para lidar com o estresse e ansiedade associados à doença”, afirmou.  

Alan Ferreira, diretor assistencial da unidade, frisa que o assistente social possui um papel fundamental no hospital para garantir uma abordagem mais humanizada e completa do cuidado ao paciente. "Neste dia especial, gostaríamos de agradecer também a todos os assistentes sociais pelo trabalho diferenciado que realizam diariamente no HRSP, ajudando a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. O assistente social transmite mensagens de grande importância para a sociedade, promovendo o bem-estar social", concluiu.   

Perfil – O HRSP pertence ao Governo do Pará, e desde o último dia 15 de abril é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Atua como referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região. 

Texto: Ascom Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso