Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DETRAN NAS ESCOLAS

Detran realiza ação educativa do 'Maio Amarelo' para crianças de Marituba, na região metropolitana

Maio Amarelo é uma campanha internacional que objetiva mobilizar e conscientizar toda a sociedade sobre segurança viária.

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
12/05/2023 15h24

As ações do Maio Amarelo não param e nesta sexta-feira (12), foi a vez das escolas de Marituba receberem a equipe da Coordenadoria de Educação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). As crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Nadeia Guimarães dos Santos participaram de atividades lúdicas voltadas para as orientações sobre comportamento seguro no trânsito. A ação deu a largada para a programação do Maio Amarelo da prefeitura de Marituba nas escolas.

O Maio Amarelo é uma campanha internacional que objetiva mobilizar e conscientizar toda a sociedade sobre segurança viária. O projeto Detran nas Escolas já ocorre ao longo do ano e ganha reforço no mês de maio com atividades diárias em instituições de ensino públicas e privadas. A formação de alunos como cidadãos no trânsito - desde a educação infantil até a fase adulta - é considerada estratégica para disseminar atitudes conscientes nas vias e rodovias. 

A programação reuniu a equipe do Detran e do Departamento de Trânsito de Marituba, além de educadores do município. Durante a atividade, as crianças fizeram pinturas sobre regras de trânsito, aprenderam sobre as cores do semáforo, jogaram a trilha educativa na transitolândia e simularam a travessia segura na faixa de pedestres. O mascote do Detran, o Transitom, também fez a alegria da criançada com danças e músicas educativas alusivas ao tema.

Kíria Santos tem apenas 7 anos, mas já sabe o que pode e o que não pode no trânsito. “Quando o sinal fica vermelho não pode passar e quando fica no verde pode seguir. E também tem que usar o capacete, se não machuca”, ensinou a pequenina. O Marlon Miranda e o Carlos Alberto da Silva, ambos de 8 anos, estudam na mesma sala. Depois de ouvirem as dicas dos educadores do Detran, os dois aprenderam sobre como atravessar na faixa de pedestre com segurança. “Tem que parar na faixa e olhar para o sinal. Se ficar amarelo já vai poder passar e se aparecer o verde as pessoas que passam primeiro”, afirmaram.  

A diretora da Escola Nadeia Guimarães, Rita Amaral, destacou a parceria do Detran com as escolas. “Ensinar as crianças sobre a importância do cinto de segurança, do capacete e de respeitar a faixa de pedestre é transformador, que pode mudar hábitos equivocados e construir futuramente um cenário de respeito no trânsito”, enfatizou a educadora.  

Segundo a gerente de Programas e Projetos Pedagógicos da Coordenadoria de Educação do Detran, Edilssa Carla Dias, cerca de 20 escolas devem receber a ação do Detran durante todo o mês de maio. “Os estudantes, especialmente as crianças, aprendem as regras e levam para toda vida e acabam disciplinando a família em casa também. É um público-alvo essencial para tornar o trânsito do Pará mais humano e seguro”, afirma.

De acordo com a diretora geral do Detran, Renata Coelho, realizar a programação do Maio Amarelo nas escolas também é fundamental para alcançar a conscientização do público infantil. “Ao educar as crianças contribuímos para a formação de futuros condutores  comprometidos para realizar escolhas mais seguras no trânsito”, ressaltou.