Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Abelardo Santos promove série de palestras com destaque para os profissionais da enfermagem

Iniciativa destacou o trabalho de enfermeiros e técnicos de enfermagem como protagonistas nos cuidados aos pacientes e agentes disseminadores de conhecimento

Por Ascom (Ascom)
12/05/2023 08h43

Com uma programação de cinco dias voltada para a imersão no conhecimento das boas práticas assistenciais na rotina hospitalar, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, encerrou a Semana de Enfermagem 2023 da unidade, com total de 23 horas de treinamento, distribuídas em 14 palestras, que terminam nesta sexta-feira (12).

Com o tema “Empoderamento da Enfermagem como ferramenta de excelência na assistência: fortalecendo o cuidado seguro”, o evento teve como foco conferir mais autonomia e responsabilidade aos profissionais.

A iniciativa destacou o trabalho de enfermeiros e técnicos de enfermagem como protagonistas nos cuidados aos pacientes e agentes disseminadores de conhecimento. A enfermeira neonatologista dos HRAS, Thamires Palheta, que fez parte da equipe de palestrantes e compartilhou sua experiência na área neonatal, apresentou o lançamento do protocolo de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) voltado para neonatologia e pediatria.

A profissional observa que a implantação de protocolos é essencial para a sistematização da assistência. “Desta forma a gente padroniza a nossa comunicação e sistematiza o cuidado, assim, todos profissionais seguem o mesmo passo a passo sempre para a realização de procedimentos. Outro benefício é que aumenta a qualidade e segurança e isso é percebido pelo nosso usuário”, frisou a enfermeira.

Quem também contribuiu, por meio da sua expertise profissional, foi a coordenadora do serviço de terapia renal substitutiva do HRAS, Lucineia Veloso, que abordou a importância dos cuidados com os acessos para diálise e riscos do manuseio incorreto. “Muitos de nossos pacientes sofrem de falência de acesso, sendo esses os únicos recursos, em especial os cateteres de permcath e tenckhoff para manter a sobrevida na hemodiálise ou na diálise peritoneal. Então, é necessário reforçar os cuidados para que não ocorra nenhum dano a esse acesso”, ressaltou.

Aprendizado - Para a enfermeira do setor de nefrologia do HRAS, Gisele Carvalho, o evento agregou bastante, desde o tema escolhido até a valorização dos profissionais de enfermagem. “Ser enfermeira é uma das melhores escolhas que fiz na vida. A Semana da Enfermagem 2023 aqui do HRAS, com palestras pertinentes ao tema, ressaltando a autonomia da enfermagem foi maravilhosa. Conhecimento é o maior trunfo para que o profissional se empodere”, enfatizou.

Serviço: O Hospital Abelardo Santos, unidade administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Sespa, conta com aproximadamente 800 profissionais, entre enfermeiros e técnicos em enfermagem, em diversos setores da unidade, como urgência e emergência pediátrica e obstétrica, ambulatório, centro cirúrgico, centro obstétrico, CME, serviços de diagnóstico, unidades de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal, e unidades de internação clínica e cirúrgica.

Texto: Ascom Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS)